Mesmo tendo disputado a Série B em 2022, o Cruzeiro arrecadou R$ 2,2 milhões a mais com os direitos de transmissão dos jogos no PPV (pay-per-view).
Segundo o colunista Allan Simon, do Uol, a Raposa faturou R$ 22,1 milhões com o PPV no ano passado, enquanto o Atlético faturou R$ 19,9 milhões. O América fechou 2022 com apenas R$ 587,1 mil.
Ainda de acordo com o colunista, o Flamengo é o clube com maior arrecadação na cota do PPV: foram R$ 163,9 milhões em 2022, graças ao contrato que o rubro-negro carioca tem de arrecadamento mínimo. Se fosse apenas pelo percentual de vendas, a equipe carioca levaria R$ 79 milhões.
Além do Flamengo, possuem contratos de arrecadação mínima Corinthians, Palmeiras e Grêmio, que ocupam os quatro primeiros lugares de arrecadação, segundo Allan Simon.
O Corinthians vai arrecadar R$ 110 milhões por contrato, seriam R$ 48 milhões por percentual de vendas; o Palmeiras terá R$ 50 milhões por contrato, seriam R$ 33 milhões; e o Grêmio R$ 45,3 milhões por contrato, seriam R$ 24,2 milhões.
A rede Globo não divulga os valores repassados aos clubes pelos direitos de transmissão no PPV.
Confira os valores arrecadados em PPV pelos clubes brasileiros:
Flamengo: R$ 163,9 milhões por contrato
Corinthians: R$ 110 milhões por contrato
Palmeiras: R$ 50 milhões por contrato
Grêmio: R$ 45,3 milhões por contrato
São Paulo: R$ 33,8 milhões
Vasco: R$ 24,9 milhões
Cruzeiro: R$ 22,1 milhões
Atlético: R$ 19,9 milhões
Internacional: R$ 18,8 milhões
Fluminense: R$ 12,7 milhões
Botafogo: R$ 11,5 milhões
Santos: R$ 11,5 milhões
Bahia: R$ 7,3 milhões
Ceará: R$ 2,9 milhões
Fortaleza: R$ 2,3 milhões
Coritiba: R$ 1,9 milhão
Goiás: R$ 1,2 milhão
Avaí: R$ 1 milhão
América: R$ 587,1 mil
Atlético-GO: R$ 550,4 mil
Juventude: R$ 366,9 mil
Red Bull Bragantino: R$ 146,7 mil
Cuiabá: R$ 146,7 mil