Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

Edu já é terceiro maior goleador do Cruzeiro numa temporada na Era Novo Mineirão

Camisa 99 está a um gol de Fred, segundo colocado, e a quatro dos líderes Goulart e Moreno

Edu é o artilheiro do Cruzeiro na Série B

O segundo gol na goleada de 3 a 0 sobre o Vasco nesta quarta-feira (21), no jogo do acesso no Mineirão, marcado pelo centroavante Edu mantém o camisa 99 cruzeirense firme na batalha para ser o maior goleador do clube numa temporada na Era Novo Mineirão, iniciada em 2013.

Ouça o gol de Edu na voz de Alberto Rodrigues

Nos dois anos anteriores, a falta de um goleador foi uma marca celeste. Em 2020, o posto foi de Rafael Sóbis, que chegou já com a temporada iniciada e marcou seis vezes.

No ano passado coube ao volante Matheus Barbosa, que saiu em julho para defender o Atlético-GO, com sete bolas na rede, a condição de artilheiro do Cruzeiro na temporada.

Edu chegou nesta quarta-feira aos 20 gols pela Raposa em 2022. Só na Série B, que teve ele como artilheiro no ano passado, com 17 tentos, ele balançou a rede pela nona vez, ficando a cinco do goleador do torneio, Gabriel Poveda, do Sampaio Corrêa.

Desde 2013, em apenas dois anos o artilheiro celeste na temporada superou os 20 gols. Em 2019, Fred fez 21. A melhor marca foi registrada em 2014, quando Ricardo Goulart e Marcelo Moreno marcaram 24 vezes.

O camisa 99 de Paulo Pezzolano tem mais sete jogos pela frente. Independentemente de conseguir pelo menos igualar os 24 gols de Goulart e Moreno há oito anos, ele já rompeu um drama celeste, que foi a falta de um goleador nas duas últimas temporadas.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro