Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Cruzeiro no WhatsApp

STJD adia julgamentos de Pezzolano e do Cruzeiro por pedido de advogado

Clube celeste também seria julgado por objetos arremessados no gramado do Mineirão em jogo da Copa do Brasil

Cruzeiro será julgado por incidentes no jogo contra o Fluminense, na Copa do Brasil

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) adiou julgamentos relacionados ao Cruzeiro por episódios ocorridos na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Fluminense, no Mineirão, e que envolveram o técnico Paulo Pezzolano e o próprio clube celeste. A audiência ocorreria na manhã desta quarta-feira (17) e agora ocorrerá no dia 24 de agosto.

Segundo o repórter Wellington Campos, o adiamento acontece por solicitação do advogado que representa a Raposa.

“O Cruzeiro contratou o doutor Michel Assef Filho, advogado do Flamengo, que fez o julgamento de Flamengo e Athletico-PR, e estava com outro processo em outra esfera da Justiça. Tendo que se ausentar do STJD, pediu, e foi aceito o adiamento do julgamento do Cruzeiro, ficando para a próxima sessão da 3ª Comissão Disciplinar. Cruzeiro não será julgado e Paulo Pezzolano dirige a equipe normalmente contra o Grêmio, no jogo do fim de semana, pela Série B do Campeonato Brasileiro”, disse Wellington Campos.

No dia 12 de julho, o Cruzeiro recebeu o Fluminense no Mineirão para decidir classificação na Copa do Brasil. A Raposa perdeu por 3 a 0 e no decorrer do jogo o técnico Paulo Pezzolano xingou o árbitro Raphael Claus e objetos foram arremessados no gramado do Gigante da Pampulha.

Na súmula da partida, Raphael Claus relatou os xingamentos do técnico celeste e citou o objeto atirado em campo na direção do goleiro Fábio.

Pezzolano foi enquadrado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código. (Redação dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009) e pode ser suspenso por até seis jogos.

“O mesmo invadiu o campo de jogo, partindo em minha direção dizendo as seguintes palavras “seus filhos da p...”, “vocês estão roubando, roubaram lá e estão roubando aqui também (repetindo por várias vezes). Por fim, ao final da partida, o treinador expulso entrou no campo de jogo, vindo em nossa direção, pedindo desculpas pelo ocorrido”, relatou Claus no documento oficial do jogo.

Cruzeiro

O Cruzeiro foi enquadrado no artigo 213 (desordens em sua praça de desporto e lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo). O árbitro citou que o goleiro Fábio, do Fluminense, foi alvo por um objeto na saída do gramado.

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Emerson Pancieri é setorista do Cruzeiro na Rádio Itatiaia, onde atua desde 2016. Graduou-se em Jornalismo pela Newton Paiva, em 2009. Passou também por Transamérica, O Tempo, Band News, Rádio Globo e CBN (onde foi setorista do Cruzeiro de 2012 a 2016 e cobriu o bicampeonato brasileiro 2013 e 2014, além da Copa no Brasil).
Mineiro de Formiga, Wellington Campos está na Rádio Itatiaia desde agosto de 1990, atuando como correspondente no Rio de Janeiro, cobrindo o dia-a-dia da CBF, Seleção Brasileira e STJD, além dos clubes cariocas e os esportes olímpicos. Participou das coberturas das Copas do Mundo de 1994 (EUA), 1998 (França), 2002 (Coréia do Sul e Japão), 2006 (Alemanha), 2010 (África do Sul) e 2014 (Brasil).