Villasanti marcou o primeiro para o Grêmio, Ferreira, o segundo, e Robson, de pênalti, descontou para o Coritiba. O 2 a 1 para os gaúchos, na noite desta quarta-feira (1), afundou de vez os paranaenses na zona do rebaixamento, e deixou os gaúchos mais firmes no G4.
O jogo pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A foi disputado no estádio Couto Pereira, em Curitiba. Os rivais estavam embalados, o Grêmio por duas vitórias, louco para se consolidar de vez no G4, grupo de quatro times que ao fim da competição estará na fase de grupos da Copa Libertadores em 2024. E o Coritiba havia vencido por 4 a 3 o Inter, rival do Grêmio, no domingo passado.
O Coxa até fez uma partida razoável, saiu perdendo, empatou, teve chance até de virar, mas a derrota deixa o time em situação crítica na Série A. Com 23 pontos, na 19ª colocação, a 12 do Santos, é o 16º e primeiro fora da zona do rebaixamento. A sete rodadas do fim da competição, é difícil imaginar que o Coxa vai se livrar de jogar a Série B no ano que vem.
Já o Grêmio foi a 53 pontos, firme no G4, ocupando agora a terceira colocação.
O jogo
Com 30 segundos, Garcez perdeu um gol incrível para o Coritiba, na frente de Grando. Mas uma cavadinha mal sucedida prejudicou a jogada. O Grêmio, então, passou a ter mais a bola, sem muita efetividade, até o erro de Willian Farias (que já estava sendo vaiado pelos torcedores).
No lance que originou o primeiro gol gremista, Villasanti ganhou a bola de Willian Farias, recebeu de Galdino na área e tocou na saída do goleiro Gabriel. o gol abalou o Coxa, e os gaúchos criaram pelo menos mais duas boas oportunidades, com boas defesas do arqueiro do time paranaense.
Slimani, o argelino estrela do Coritiba, entrou no segundo tempo. E o Coritiba melhorou, passou a jogar em cima do Grêmio, e conseguiu o empate em um pênalti após Marcelino ser derrubado na área. Robson cobrou no meio do gol, e empatou.
O Grêmio acordou após levar o empate, Renato trocou jogadores para tentar a vitória, e uma jogada de Luis Suárez pela esquerda, sem desistir na dividida, fez a bola chegar no Ferreira para uma conclusão forte, garantindo a vitória gremista.
Próximas partidas
O Coxa volta a jogar no Couto Pereira pela 32ª rodada, no próximo domingo (5). O rival será o Goiás, às 18h30 (de Brasília). Já o Grêmio joga no sábado (4) contra o Bahia, na Arena, em Porto Alegre. O confronto será às 19h30 (de Brasília).
Coritiba 1 x 2 Grêmio
Coritiba
Gabriel; Diogo Batista, Thalisson Gabriel, Henrique e Victor Luís (Jesé); Willian Farias e Sebastián Gómez (Andrey); Moreno, Bianqui (Slimani) e Garcez (Bruno Gomes); Robson (Jamerson). Técnico: Thiago Kosloski.
Grêmio
Gabriel Grando; Bruno Alves, Geromel (Bruno Uvini) e Kannemann; Fábio (João Pedro), Villasanti, Pepê (Carballo) e Reinaldo; Galdino (Lucas Besozzi), Cristaldo (Ferreira) e Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
Gols
Robson (14min2ºT), de pênalti, para o Coritiba
Villasanti (26min1ºT), Ferreira (38min2ºT) para o Grêmio
Cartões Amarelos
Moreno (Coritiba); Fábio, Kannemann (Grêmio)
Cartão vermelho
Slimani (Coritiba)
Motivo: 31ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 1º de novembro de 2023 (quarta-feira), às 20h (de Brasília)
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Auxiliares: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Renan Aguiar da Costa (CE)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ)