Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Corinthians no WhatsApp

Veja se o Corinthians terá que jogar fora da arena quando a NFL estiver no Brasil

Negociação entre o clube e a liga de futebol americano indica que primeiro jogo da NFL no Brasil possa ocorrer em período de Data-Fifa, quando não há jogo do Timão

NFL anuncia primeiro jogo no Brasil na Neo Química Arena, estádio do Corinthians

A direção da NFL, a Prefeitura de São Paulo e o Corinthians, dono da Neo Química Arena, já iniciaram as tratativas sobre a melhor data para que o jogo da liga de futebol americano ocorra na capital paulista, em 2024. Na quarta-feira (13) foi anunciado que pela primeira vez a NFL terá uma partida no Brasil.

Nas negociações, que duraram alguns meses, a direção corintiana solicitou esforço da NFL e da Prefeitura para que o jogo ocorra em uma Data-Fifa, período em que os principais campeonatos de futebol param. Com isso, o Corinthians não precisaria realizar algum confronto como mandante longe de seu estádio, a depender do calendário.

Há também entendimento de que realizar a partida da NFL sem concorrência de jogos do Brasileirão no final de semana será importante para o engajamento do público brasileiro que não está tão familiarizado com a modalidade.

A estreia da NFL no Brasil está prevista para setembro ou outubro, época habitual em que a liga organiza seus jogos da chamada série internacional, longe dos Estados Unidos. É o período que engloba as primeiras semanas de competição, ou seja, ainda não são confrontos decisivos que pesam em classificação para os playoffs. Não seria impossível, entretanto, que a partida ocorresse em novembro, apesar de ser o mês em que São Paulo recebe o Grande Prêmio de Fórmula 1 e que em 2024 será entre 1º e 3.

Os períodos das Datas-Fifa no segundo semestre de 2024 serão os seguintes:

  • Setembro - 2 a 10 (domingo cai no dia 8)
  • Outubro - 7 a 15 (domingo cai no dia 13)
  • Novembro - 11 a 19 (domingo cai no dia 17)

Os jogas da série internacional da NFL ocorrem sempre aos domingos, apesar da liga também ter confrontos às quintas e segundas, e eventualmente aos sábados. O horário do jogo no Brasil deve ser o segundo do domingo, que começa às 17h25 (de Brasília) ou 18h25 (de Brasília), a depender do período em que ocorra (isso se deve ao fim do horário de verão nos EUA). Mas não descartem uma possibilidade também de horário nobre, o Primetime nos EUA, que pode variar entre 21h20 (de Brasília) e 22h20 (de Brasília).

Os times que se enfrentarão na estreia brasileira na NFL não estão definidos. O Miami Dolphins detém o direitos comerciais da liga no Brasil, em divisão que foi feita há alguns anos, quando a NFL começou a elaborar o plano de expansão internacional. Provável então que seja um dos times a atuar por aqui.

O jogo no Brasil será um dos cinco confrontos pela temporada regular de 2024 fora dos Estados Unidos. Três serão em Londres, dois no estádio do Tottenham, e um em Wembley (este com o Jacksonville Jaguars como mandante) e um em Munique, na Alemanha.

A partir de 2025 é provável que a NFL tenha oito partidas fora dos Estados Unidos, com a entrada de Madri, na Espanha, que disputava com o Brasil para ser sede de uma partida já em 2024.

Por que o Brasil?

No comunicado em que anunciou o primeiro jogo no Brasil, a direção da NFL escreveu que o Brasil é um mercado global para a NFL, com mais de 38 milhões de fãs, destes mais de 8 milhões ávidos. Segundo a liga, só perde, fora dos EUA, para o México.

Os mexicanos estão no plano da expansão internacional, já receberam jogos recentes, mas a reforma do Estádio Azteca, na capital, para a Copa do Mundo de 2026 fez com que a NFL ficasse órfã de sua casa no país por algum tempo.

Executivos da NFL visitaram São Paulo e o Rio de Janeiro nos últimos meses. Optaram pela capital paulista por entenderem que, nesse primeiro momento, a infraestrutura se adapta melhor para receber funcionários da liga, membros dos times que viajarão para jogar e, principalmente, turistas de outros países da América do Sul. A experiência da cidade em organizar anualmente o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 pesou. A liga e o governo paulista entendem que os eventos tem características de organização similares.

Já a decisão pela Neo Química, em vez do Morumbi ou do Allianz Parque, se deve principalmente pelo espaço externo para a realização de ativações que a NFL pretende fazer no dia da partida, mas também antes. Vários eventos devem ser realizados na cidade, em diversos pontos, mas o palco da partida será o principal

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Formado em jornalismo pelo Centro Universitário Newton Paiva. Atua na área desde 2010, com foco na cobertura esportiva. Entre os destaques da carreira, cobriu Copas do Mundo, Olimpíadas e torneios de diversas modalidades esportivas. É editor da capa do Portal da Itatiaia.