Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Corinthians no WhatsApp

NFL escolhe estádio para primeiro jogo da liga no Brasil; veja qual é

Neo Química Arena, em São Paulo, atendeu requisitos para evento de futebol americano e um contrato deve ser assinado em breve com o Corinthians

A direção da NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos, escolheu a Neo Química Arena, em São Paulo, para receber o primeiro jogo da modalidade no Brasil. A confirmação acontecerá após a assinatura do contrato entre a NFL e o Corinthians, dono do estádio.

Nos próximos dias a liga deve anunciar seu calendário de jogos internacionais em 2024, que já conta com partidas confirmadas na Inglaterra e na Alemanha, para saber se o Brasil já estará no ano que vem nesse tour, ou se apenas em 2025.

Há uma disputa com a Espanha, que também entrou na rota da NFL, mas é provável que o Brasil já receba sua partida na próxima temporada.

Executivos da NFL visitaram São Paulo e o Rio de Janeiro nos últimos meses. Optaram pela capital paulista por entenderem que, nesse primeiro momento, a infraestrutura se adapta melhor para receber funcionários da liga, membros dos times que viajarão para jogar e, principalmente, turistas de outros países da América do Sul.

Já a decisão pela Neo Química, em vez do Morumbi ou do Allianz Parque, se deve principalmente pelo espaço externo para a realização de ativações que a NFL pretende fazer no dia da partida, mas também antes. Vários eventos devem ser realizados na cidade, em diversos pontos, mas o palco da partida será o principal.

O projeto de aumentar a capacidade multiuso da Neo Química Arena é uma das promessas do presidente eleito do Corinthians, Augusto Melo. Por isso a oferta da NFL em usar o estádio para o evento, que será histórico para os fãs da modalidade na América do Sul, empolga os dirigentes.

Quem vai jogar por aqui?

A NFL tem 32 franquias, que anualmente disputam uma temporada regular em 17 semanas, de setembro ao início de janeiro. As 14 melhores na classificação final, sete da Conferência Nacional e sete da Conferência Americana, se classificam para os playoffs. Os vencedores de cada conferência jogam o Super Bowl, a final da NFL, que é um dos eventos esportivos mais assistido no mundo.

O jogo no Brasil será pela temporada regular, e os eventos internacionais costumam acontecer entre setembro e outubro, quando a temporada ainda está no início.

Está praticamente definido que o Miami Dolphins será o mandante da partida a ser realizada em São Paulo. A franquia e a NFL já realizaram recentemente eventos no Brasil, já para acostumar a marca dos Dolphins com o mercado e público brasileiros.

O New England Patriots, que por estar na mesma divisão joga anualmente duas vezes contra o Dolphins, é uma opção considerada para rival por ter uma grande torcida no país. Fruto dos anos de conquistas na era do quarterback Tom Brady, recentemente aposentado e ex-marido da modelo brasileira Gisele Bundchen.

Outra opção considerada, segundo a imprensa dos EUA, seria um Miami Dolphins x New York Jets, que tem Aaron Rodgers em seu elenco, outro conhecido quarterback entre os fãs brasileiros.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Responsável por acompanhar o dia a dia de Corinthians e Santos pela Itatiaia Esporte. Passagem também como repórter do portal Meu Timão
Leia mais