A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou os áudios da arbitragem de vídeo do duelo entre Grêmio e Corinthians, neste domingo (12), que acabou em vitória do Timão por 1 a 0. O lance em questão envolve uma possível penalidade à equipe paulista seguida da expulsão de um jogador da mesma equipe.
Na jogada, o lateral Matheus Bidu foi derrubado por João Pedro dentro da grande área e pediu pênalti, não marcado pelo árbitro Rodrigo José Pereira de Lima. A jogada prosseguiu e culminou em falta de Bruno Méndez sobre Besozzi, que gerou cartão amarelo em campo e vermelho após revisão no VAR.
Apesar das reclamações dos corintianos de que a penalidade deveria ter sido marcada - o que anularia a expulsão - a arbitragem de vídeo entendeu que o lance não foi faltoso. Na análise de um dos árbitros que estava na cabine, a avaliação foi de que Matheus Bidu atrasou a passada e se jogou para simular uma penalidade.
A expulsão do zagueiro Bruno Méndez, porém, foi recomendada justamente pelos mesmos profissionais que não interpretaram o pênalti. Na análise de Rafael Traci, árbitro de vídeo, o jogador colocou a integridade do adversário em risco pelo ponto de contato da chuteira.
Veja os diálogos completos abaixo:
No momento do pênalti
Rafael Traci (VAR): “Nada, se jogou ele (Matheus Bidu). Sentiu o contato e se joga”
Eder Alexandre (AVAR): “Ele encosta embaixo do corpo dele, tá? Acha o contato com a perna no jogador, mas não para derrubar. Há o contato e ele cai, mas não é esse contato para derrubar o jogador”
Rafael Traci: “Concordo e ele ainda atrasa a passada para a queda”
Expulsão de Bruno Méndez
Rafael Traci: “Pega em cima do tornozelo, tem dobra de articulação, perna em riste, quero ver a intensidade em velocidade normal”
Rafael Traci: “Ponto de contato é na canela e depois tem dobra de articulação, travas no tornozelo com alta intensidade e a perna em riste”