Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Corinthians no WhatsApp

Corinthians e Fortaleza empatam e decisão na ‘Sula’ fica para o Castelão

O 1 a 1 desta terça-feira (26), na Neo Química Arena, deixa em aberto a semifinal; partida de volta será na semana que vem

Um gol para um lado, um gol para o outro. E a decisão sobre qual brasileiro irá para a final da Copa Sul-Americana ficou para a semana que vem. Corinthians e Fortaleza empataram por 1 a 1 na noite desta terça-feira (26), na Neo Química Arena, em São Paulo. Yuri Alberto e Zé Welison marcaram.

Na terça-feira da semana que vem, dia 3 de outubro, na Arena Castelão, na capital cearense, quem vencer vai para a decisão. Se empatar, a vaga será decidida nas cobranças de pênalti. Quase 60 mil pessoas devem estar no estádio no encontro que começa às 21h30 (de Brasília).

A final da Copa Sul-Americana será disputada em 28 de outubro, no estádio Domingo Burgueño, na cidade de Maldonado, na região de Punta del Este, no Uruguai.

Inicialmente o confronto seria em Montevidéu, na capital uruguaia, mas a direção da Conmebol decidiu pela mudança por uma arena menor, evitando assim espaços vazios como ocorreu nas últimas decisões da ‘Sula’.

O Corinthians tenta o primeiro título na competição, e o Fortaleza também. Ambos nunca chegaram à decisão e os cearenses tentam ser os primeiros nordestinos a estarem nesta finalíssima. Na outra chave, Defensa y Justicia-ARG e LDU-EQU se enfrentam nesta quarta (27) e na próxima (4).

Ao final do jogo, os torcedores corintianos vaiaram a atuação de sua equipe no empate.

VAR salva o juizão

O Fortaleza, que encontrou uma formação titular que vem sendo trabalhada por Juan Pablo Vojvoda, dominou os primeiros 30 minutos, mesmo sem ter maior posse de bola. Principalmente nas costas de Fagner, era mais perigoso e chegava dentro da área de Cássio.

Aos 21 minutos, Marinho cobrou escanteio, Zé Welison cabeceou e Cássio aceitou. Mas imediatamente o árbitro uruguaio Esteban Ostojich marcou falta, não se sabe se de Welison ou de Titi, que também estava próximo à jogada. Mas o VAR Leodán Gonzalez salvou Ostojich, já que ninguém na Neo Quimica Arena ou pela televisão viu qualquer falta no lance. Demorou cinco minutos, mas o gol foi confirmado.

O Fortaleza reclamou ainda de dois lances de pênaltis, um de Gil em Bruno Pacheco, outro de Fábio Santos em Marinho, mas recuou, dando mais a bola ao Corinthians, e a Renato Augusto, o que nunca é um bom negócio.

No gol de empate, aos 40 minutos, Fagner aplicou um chapéu em Zé Welison no campo de defesa, e tocou para Renato Augusto. No meio do campo, ele deu um ótimo lançamento para Yuri Alberto, que avançou e bateu forte.

O segundo tempo manteve o Corinthians com a bola mais no pé, mas o Fortaleza também levava perigo, principalmente em jogadas laterais. Marinho saiu machucado, mas a velocidade ainda era usada. No Timão, a entrada de Mosquito deu mais mobilidade.

Próximos jogos

Os times voltam a se enfrentar na volta da semifinal da Copa Sul-Americana na próxima terça-feira (3), na Arena Castelão, na capital cearense, às 21h30 (de Brasília). Mas antes jogam pelo Brasileirão.

No sábado (30), às 18h30 (de Brasília), no Morumbi, o Corinthians visita o São Paulo, pela 25ª rodada. No mesmo dia, às 16h (de Brasília), o Fortaleza recebe o Grêmio, na Arena Castelão.

Corinthians 1 x 1 Fortaleza

Corinthians

Cássio; Fagner, Gil, Lucas Veríssimo e Fábio Santos; Gabriel Moscardo (Gustavo Mosquito), Giuliano, Maycon e Renato Augusto; Wesley (Romero) e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Titi, Brítez e Bruno Pacheco; Caio Alexandre (Lucas Sasha), Zé Welison (Pedro Augusto) e Pochettino (Calebe); Guilherme (Machuca), Marinho (Yago Pikachu) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Gols
Yuri Alberto (40min1ºT) para o Corinthians
Zé Welison (21min1ºT) para o Fortaleza

Cartões Amarelos
Lucas Veríssimo, Gabriel Moscardo, Renato Augusto (Corinthians); Brítez, Guilherme, Bruno Pacheco (Fortaleza)

Público: 42.198 presentes
Renda: R$ 3.014.588,00
Motivo: jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana
Data e horário: 26 de setembro de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Nicolás Tarán (URU) e Carlos Barreiro (URU)
VAR: Leodán González (URU)

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Leia mais