Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Corinthians no WhatsApp

De virada, Corinthians vence Ferroviária e conquista o Campeonato Brasileiro Feminino

Após o empate sem gols no jogo de ida, o Timão levou a melhor na volta e conquistou o quinto Brasileirão de sua história

Tamires fez o gol que garantiu o título ao Corinthians

O Corinthians venceu a Ferroviária por 2 a 1, neste domingo (10), e conquistou o Campeonato Brasileiro Feminino. Sob os aplausos da torcida presente na Neo Química Arena, o Timão venceu o quinto título nacional de sua história, sendo o quarto consecutivo.

Após o empate sem gols no jogo de ida, disputado na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, a vitória dava o título a quem vencesse. Mylena Carioca abriu o placar para a Ferroviária, mas Jhennifer e Tamires viraram a partida.

A decisão também ficou marcada pelo recorde de público sul-americano no futebol feminino. A Neo Química Arena, que conta com uma capacidade para 49 mil pessoas, recebeu 42.566 torcedores na grande final.

O jogo

Jaque Ribeiro, do Corinthians, fez a primeira finalização da partida aos 8' do primeiro tempo. A meio-campista arriscou o chute no gol de Luciana, mas não colocou força suficiente. No minuto seguinte, Mylena Carioca recebeu de Barrinha, desviou de cabeça no canto esquerdo da goleira e abriu o placar para a Ferroviária.

Gabi Zannotti e Millene, do Timão, movimentaram a partida na primeira etapa. As jogadoras finalizaram bem, mas a goleira Luciana também fez boas defesas.

Em mais uma boa jogada do Timão, Tarciane desviou na primeira trave, mas a goleira da Ferroviária evitou o empate. Entretanto, no lance seguinte, Jhenniffer balançou as redes após cobrança de escanteio e empatou a decisão.

Mylena Carioca começou o segundo tempo com uma bela finalização de voleio, mas Lelê defendeu. Aos 12', Millene roubou a bola no meio de campo e cruzou para Tamires marcar o gol da virada.

Depois do segundo gol, o Corinthians continuou no campo de ataque. Aos 21', Luciana fez uma boa sequência de defesas que impediu o Timão de aumentar a vantagem. Aos 32' Jhennifer apareceu bem na área e levou perigo ao gol em dois lances seguidos.

Aos 48', Patrícia Sochor, da Ferroviária, quase mudou o rumo da partida ao acertar o travessão.

Corinthians 2 x 1 Ferroviária

Corinthians

Lelê; Paulinha (Katiuscia), Mariza, Tarciane, Yasmin; Tamires (Fernandinha), Duda Sampaio, Jaque Ribeiro (Gabi Portilho) e Gabi Zanotti (Juliana Ferreira); Jheniffer e Millene (Vic Albuquerque). Técnico: Arthur Elias

Ferroviária

Luciana; Mônica Bitencourt (Daiane Rodrigues), Day Silva, Luana Sartório e Géssica (Ingryd); Barrinha, Raquel Domingues, Mylena Carioca (Aline Gomes) e Suzane Pires (Patrícia Sochor); Eudimilla e Laryh (Lelê). Técnico: Jéssica Lima

Gols: Mylena Carioca (9min 1°T), Jhenniffer (41min 1°T), Tamires (12min 2°T)

Cartões amarelos: Raquel Domingues, Eudmilla e Luana Sartório, da Ferroviária. Millene e Mariza, do Corinthians

Motivo: jogo de volta da final do Campeonato Brasileiro Feminino

Data: 10 de setembro de 2023 (domingo), às 16h (de Brasília)

Local: Neo Química Arena, em São Paulo

Árbitro: Edina Alves Batista

Auxiliares: Neuza Ines Back e Fabrini Bevilaqua Costa

Árbitro de vídeo: Daiane Muniz

Graduada em Jornalismo pela PUC Minas e repórter do portal Itatiaia Esporte. Cobre outras modalidades, especialmente vôlei.