Preparador físico do Universitario, do Peru, o uruguaio Sebastián Avellino foi detido por racismo após a derrota da equipe para o Corinthians, por 1 a 0, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela ida dos playoffs da Copa Sul-Americana.
O membro do staff da equipe peruana foi acusado de imitar um macaco em direção à torcida do Corinthians ao final do jogo. Testemunhas acompanharam o caso no Juizado Especial Criminal (Jecrim) da Neo Química Arena.
Jorge Fossati, uruguaio treinador do Universitario, comentou o caso ocorrido na Neo Química Arena. Ele disse que não viu o fato, mas ressaltou que Sebastián Avellino é uma pessoa ‘muito respeitosa’. O técnico da equipe visitante disse ainda que os torcedores corintianos cuspiam e xingavam o preparador físico.
“Eu não vi. O conheço e trabalha comigo há 13 anos, desde 2010, é um cara muito respeitoso. Segundo ele me falou, foi mal interpretado seus gestos. Estavam cuspindo e xingando ele, coisas de futebol, infelizmente. Parece que o torcedor pode fazer o que quiser. Se a gente reage, está errado. É assim. Mas também está errado o torcedor do Corinthians e do Universitario se não tiver comportamento adequado para estar no jogo”, disse.
Fossati diz que vai esperar as imagens dos gestos racistas de seu auxiliar e acredita que, caso ele tenha mesmo cometido o crime na Neo Química Arena, terá que pagar por seus atos.
"É a única coisa que posso te garantir: é respeitoso para caramba. Vamos ver. Eles disseram que tem câmeras. É o que eu digo na hora do jogo: desde que tem câmera, acabaram as discussões. Se ele errou, infelizmente vai ter que pagar. Espero que não seja nada. E se não errou, bom, estará daqui a pouco conosco”, concluiu.