Na tarde desta quinta-feira (29), o Corinthians anunciou a venda 50% dos direitos econômicos do jovem Pedro ao Zenit, da Rússia, por 9 milhões de euros (equivalente a R$ 47 milhões). A negociação foi justificada pelo presidente do clube, Duilio Monteiro Alves, em entrevista ao Donos da Bola, da Band.
"É muito difícil valorar isso (o preço de um jogador). Temos que ver cada momento, cada atleta. A situação de cada clube. Cada um é cada um. O Pedro, hoje, pode estar sendo vendido por um preço maior do que ele vale, mas menor do que ele pode valer. O valor de mercado do Pedro hoje é 2/1,5 milhões de euros, temos algumas ferramentas que dão esses números”, disse.
Duilio ainda citou o caso de Lulinha, jogador lançado pelo Corinthians em 2007 que não atingiu o potencial esperado.
“Estamos cansados de ver no futebol jogadores que foram vendidos por preço baixo e passaram a valer milhões e outros que você fez a venda por valores muito altos e acabaram não se vendendo. Tivemos o Lulinha no Corinthians, por exemplo. Não dá para prevermos o futuro. O Corinthians vendeu pela melhor proposta que teve, com uma forma de pagamento que vai nos ajudar a honrar os compromissos. Só o futuro vai dizer. Nos protegemos um pouco com esses 30% de venda futura”, concluiu.
De acordo com o comunicado do Corinthians, Pedro viaja para a Rússia apenas no início 2024, quando completa 18 anos. Ainda não há confirmações quanto ao parcelamento do negócio com o Zenit.
O Corinthians volta a campo no domingo, quando enfrenta o Red Bull Bragantino, às 11h, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Neo Química Arena sedia o confronto.