O zagueiro Robert Renan, que atualmente atua pelo Zenit, da Rússia, é o único brasileiro entre os 100 candidatos ao prêmio Golden Boy, que contempla o melhor jogador Sub-21 da Europa. O evento é organizado pelo jornal italiano TuttoSport.
Apesar de ter feito somente nove jogos em solo europeu, Robert Renan aparece com o 34º nome melhor avaliado no ranking mais recente do TuttoSport. A posição, porém, não influencia na decisão final do ganhador, que é escolhido através de modelos de análise estatística.
Os principais candidatos ao prêmio são os meias Musiala, do Bayern de Munique, e Jude Bellingham, do Real Madrid. Apenas dois brasileiros venceram o prêmio na história: o meia Anderson, em 2008, pelo Manchester United, e o atacante Alexandre Pato, em 2009, pelo Milan.
Cria do Corinthians, Robert Renan tem apenas 19 anos, mas foi incluído nas duas últimas convocações da Seleção Brasileira principal. O jovem ainda foi titular absoluto no título do Sul-Americano Sub-20, em janeiro, e defendeu a seleção no Mundial da categoria.
Robert Renan chegou ao Corinthians em 2019, vindo do Novorizontino, clube que o revelou, e se tornou grande destaque das categorias de base. O garoto foi negociado pelo Corinthians ao final da última temporada, nas tratativas do clube paulista em adquirir o atacante Yuri Alberto em definitivo.