O Corinthians foi pego de surpresa nesta quarta-feira (14), quando Alexander Medvedev, presidente do conselho do Zenit (RUS) confirmou a compra do meia Gustavo Mantuan em definitivo. O dirigente afirmou à MatchTV que os trâmites pela aquisição já haviam sido superados, algo que o time brasileiro desconhece.
A diretoria do Timão alega que o clube não recebeu sequer uma proposta do time russo pela compra de Mantuan. A cláusula de compra fixada em 10 milhões de euros passou a ser desconsiderada no início desta temporada, quando o Corinthians cedeu 50% dos direitos econômicos do jogador como uma das contrapartidas pela permanência do centroavante Yuri Alberto.
Assim, para concluir a negociação, é necessário que Corinthians e Zenit cheguem a um valor comum nas negociações. O jogador de 21 anos, vale lembrar, possui 40% de seus direitos econômicos ligados ao Timão, além dos direitos federativos, que seguem sob domínio do Parque São Jorge.
Pelo lado do Corinthians, entende-se que será muito difícil manter o jogador ao final do empréstimo ao Zenit. O jogador se adaptou facilmente ao futebol russo e recebe um salário muito acima do que o Timão poderia arcar.
A tendência é que haja conversa entre Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians, e Alexander Medvedev até esta sexta-feira (15). As declarações do dirigente russo à imprensa local geraram bastante incômodo pelo lado corintiano.