Com um jogador a menos desde os 18 minutos do primeiro tempo, o
Um empate eliminaria a equipe de Renato Paiva, que acabaria atrás justamente da La U. Igor Jesus, autor do gol, foi o herói da classificação. O camisa 99 teve atuação de muita entrega.
Estudiantes lidera a chave
A liderança do Grupo A da Libertadores ficou com o Estudiantes, que venceu o Carabobo por 2 a 0, em La Plata, e chegou aos 12 pontos.
O Botafogo alcançou a mesma pontuação, mas teve saldo de gols menor: 6 a 3 a favor da equipe argentina.
A Conmebol definirá, por sorteio, o chaveamento do mata-mata da Libertadores em 2 de junho. Os 16 classificados serão conhecidos até quinta (29).
Botafogo perde chances
O jogo começou em clima de tensão, com os dois times tendo dificuldades para trocar passes. Assim, os 10 primeiros minutos foram de muita disputa, mas pouca construção em campo.
Aos poucos, o meio de campo do Botafogo começou a funcionar e as chances apareceram. Aos 13 e aos 14, Cuiabano e Vitinho receberam dentro da área, mas as conclusões foram ruins.
Jair é expulso
Aos 18 minutos, o Estudiantes abriu o placar contra o Carabobo e, neste cenário, o Botafogo passou a ter a obrigação de vencer. Para piorar, Jair foi expulso.
Em disputa no meio de campo, o zagueiro deu um carrinho em Aránguiz. Inicialmente, o árbitro deu cartão amarelo. Após revisão do VAR, expulsou o zagueiro alvinegro.
Glorioso revive drama
O torcedor reviveu o drama da final da Libertadores de 2024, mas reagiu empurrando o time no Nilton Santos. E, mesmo com um a menos, o Botafogo seguiu dominando as ações ofensivas.
No pivô de Igor Jesus e na velocidade dos meias, a equipe empurrou a La U para o campo de defesa.
Aos 38, em lance com participação de Vitinho e Artur, Savarino chegou no fundo e cruzou na medida para Igor Jesus: 1 a 0!
La U ensaia pressão...
Com a derrota parcial, a Universidad de Chile estava eliminada. Assim, mudou a postura, mas, de maeira desorganizada, não criou grande perigo ao gol de John antes do intervalo.
No segundo tempo, o cenário mudou. A La U assumiu o controle de jogo. Aos quatro minutos, Aránguiz arriscou de fora da área e acertou o travessão de John.
Alvinegro contra-ataca
No contra-ataque, o Botafogo também teve chance de ampliar. Aos quatro, Artur arrancou do meio de campo e foi desarmado já dentro da área. Na sobra, Marlon Freitas finalizou por cima!
Aos nove, foi Igor Jesus quem abriu espaço e deixou Artur cara a cara com Castellón. A bola entrou lentamente, mas o gol foi anulado após revisão no VAR por toque de mão do camisa 99.
Com muita disposição, Igor Jesus e Artur deixaram o Botafogo mais perto de ampliar o placar. Aos 15, o camisa 7 finalizou da lateral da área e quase surpreendeu o goleiro rival.
Festa alvinegra no Niltão
A partir dos 30 minutos, a equipe de Renato Paiva defendeu-se como pôde. A bola circulou perigosamente a área de John, mas o Botafogo resistiu. No fim, a festa foi alvinegra no Nilton Santos.
Botafogo 1x0 Universidad de Chile
Botafogo
John; Vitinho, Jair, Barboza e Alex Telles (Ponte); Gregore, Marlon Freitas, Cuiabano (Allan) e Savarino (Danilo Barbosa); Artur e Igor Jesus - Técnico: Renato Paiva.
Universidad de Chile
Castellón; Hormazábal, Calderón e Nicolás Ramírez; Guerrero, Poblete (Assadi), Marcelo Díaz (Altamirano), Aránguiz e Matías Sepúlveda; Di Yorio (Guerra) e Leandro Fernández - Técnico: Gustavo Álvarez.
- Gols: Igor Jesus (38'/2ºT), do Botafogo
- Cartão amarelo: Cuiabano, John (BOT); Guerrero, Hormazábal, Calderón (UNI)
- Cartão vermelho: Jair (BOT)
- Renda e público: R$ 1.672.405,00 / 33.393 pagantes / 36.342 presentes
- Motivo: Jogo da sexta rodada do Grupo A da Libertadores
- Data e hora: 27 de maio de 2025, às 21h30 (de Brasília)
- Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
- Árbitro: Andrés Rojas (COL)
- Assistentes: Alexander Guzmán (COL) e Cristian Aguirre (COL)
- VAR: Heider Castro (COL)