O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, afirmou que não imagina a Copa Libertadores sem clubes brasileiros. Nessa segunda-feira (17), o dirigente da entidade sul-americana fez uma metáfora e afirmou que “isso seria como Tarzan sem Chita”.
A declaração foi feita na zona mista da sede da Conmebol, pouco após o sorteio da fase de grupos das Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. No começo do evento, Dominguez fez um discurso em espanhol e português com repúdio ao racismo, destacando o caso do atacante Luighi, do Palmeiras, em duelo com o Cerro Porteño-PAR pela Libertadores sub-20.
Os dizeres do dirigente caíram como uma bomba entre brasileiros. Nas redes sociais, foram diversos comentários repudiando a declaração e relembrando os frequentes casos de racismo sofridos por jogadores brasileiros em partidas não só na América do Sul, mas também na Europa.
Isso porque Chita, personagem citada por Dominguez, é um chimpanzé dos filmes de Tarzan. O atacante brasileiro Vini Jr., do Real Madrid, foi chamado de chimpanzé na semana passada, antes de clássico contra o Atlético de Madrid pela Champions League.
Brasileiros fora de Libertadores?
Alejandro Dominguez fez a metáfora ao ser perguntado sobre a possibilidade de ver os times brasileiros deixarem de disputar a Copa Libertadores. Após o caso de racismo contra Luighi, do sub-20 do Palmeiras, a presidente do Verdão, Leila Pereira, sugeriu que os brasileiros se desfiliassem da Conmebol e aderissem à Concacaf, entidade da América do Norte, Central e Caribe.
Essa medida, entretanto, não cabe aos clubes em si. Eles são filiados às federações estaduais, que por sua vez estão ligadas à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Essa, sim, está filiada à Conmebol. Dessa forma, caberia à CBF fazer tal migração.