Ouvindo...

Bahia joga bem, mas sofre com a altitude e empata com o The Strongest na Libertadores

Partida de ida da segunda fase preliminar foi realizada no estádio Hernando Siles, em La Paz, na Bolívia

O Bahia voltou a entrar em campo pela Copa Libertadores após 36 anos. Na noite desta terça-feira (18), o Tricolor empatou com o The Strongest-BOL em 1 a 1, em jogo de ida da 2ª fase preliminar, realizado no Estádio Hernando Siles, em La Paz.

Aos 38 minutos do primeiro tempo, Sebastián Guerrero deixou o clube boliviano em vantagem. O Esquadrão de Aço empatou aos 23 da etapa final, com Willian José, que entrou no intervalo na vaga de Ademir.

A partida de volta está marcada para as 21h30 (de Brasília) da próxima terça-feira (25), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Qualquer vitória classifica o Bahia para a próxima fase. Em caso de novo empate, vaga será decidida na disputa de pênaltis.

O jogo

O Bahia começou pressionando os donos da casa e teve duas grandes oportunidades logo nos primeiros minutos. Aos 2 minutos, Caio Alexandre acertou um chutaço de fora da área, mas Banegas voou para espalmar antes da bola explodir no travessão. No lance seguinte, Gilberto finalizou da entrada da área, mas o goleiro novamente fez a defesa.

Aos 5, o The Strongest-BOL ficou com um jogador a menos por conta da expulsão de Ursino, que deu uma entrada forte em Gilberto. A partir daí, o Bahia assumiu o controle da partida, mas empilhou gols perdidos.

Aos 33 e 35, Lucho perdeu duas grandes oportunidades dentro da área, parando em Banegas. Três minutos depois, em contra-ataque, o The Strongest-BOL tirou o zero do placar. Guerrero recebeu bom passe em profundidade e finalizou de primeira, no canto esquerdo de Marcos Felipe.

Antes do intervalo, aos 48, Ademir ainda desperdiçou uma oportunidade incrível. Jean Lucas foi na linha de fundo pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para o Fumacinha, que com o gol aberto, finalizou muito fraco.

Leia também

Segundo tempo

Nos 45 minutos finais o Bahia cansou. Mesmo com um jogador a menos, o The Strongest-BOL passou a gostar da partida e chegou a ampliar o placar aos 20 minutos, mas o gol foi anulado por impedimento.

Se não deu na técnica, foi na vontade. Aos 23, Cauly recebeu de Lucho na entrada da área e finalizou. A bola desviou na marcação, Banegas tentou evitar o gol, mas a bola sobrou para Willian José, que se jogou e entrou com bola e tudo.

Nos minutos finais, o The Strongest-BOL ensaiou uma pressão, mas não conseguiu penetrar o sistema defensivo do Bahia, que mesmo exausto, segurou o empate fora de casa.

The Strongest-BOL 1 x 1 Bahia

The Strongest-BOL

Banegas; Castro (López), Jusino, Pedraza e Alpiri (Chiatti); Ursino, Moriceau, Amoroso e Arrascaita; Triverio e Guerrero (John García). Técnico: Antônio Carlos Zago.

Bahia

Marcos Felipe; Gilberto (Luciano Juba), Gabriel Xavier, Kanu e Ramos Mingo; Caio Alexandre, Jean Lucas (Rodrigo Nestor) e Everton Ribeiro (Cauly); Erick Pulga (Michel Araújo), Ademir (Willian José) e Lucho Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni

Gols

Guerrero (38min1ºT) e Willian José (23min2ºT)

Cartões Amarelos

Jusino (The Strongest-BOL), Caio Alexandre e Ademir (Bahia)

Cartões Vermelhos

Ursino (The Strongest-BOL)

Motivo: segunda fase preliminar da Copa Libertadores da América
Data e horário: 18 de fevereiro de 2025 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Hernando Siles, em La Paz (BOL)
Árbitro: Guillermo Guerrero (EQU)
Auxiliares: Christian Lescano e Andres Tola (EQU)


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes, trabalhou na Ascom do Botafogo/BA e passou por ge.globo (TV Bahia) e jornal A Tarde.
Leia mais