Ouvindo...

Palmeiras busca virada heroica sobre Del Valle e se isola na liderança da Libertadores

Equipe alviverde foi dominada no primeiro tempo e viu rival abrir 2 a 0, mas reagiu na partida disputada na altitude de Quito, no Equador

Endrick comemora primeiro gol do Palmeiras em cima do Independiente Del Valle

Depois de ser amplamente dominado no primeiro tempo, o Palmeiras reagiu e arrancou uma virada heroica por 3 a 2 sobre o Independiente Del Valle, nesta quarta-feira (24), no estádio Banco Guayaquil, em Quito, no Equador. A equipe alviverde chegou a estar perdendo por dois gols de diferença, mas acordou na etapa final da partida.

O resultado conquistado na altitude de 2.500 metros permite ao Verdão se isolar na primeira posição do grupo F, com sete pontos. Os rivais da partida ficam com quatro pontos, no segundo lugar.

Kendry Páez, joia de apenas 16 anos, e Hoyos balançaram as redes para os mandantes. Ainda nos acréscimos do primeiro tempo, Endrick iniciou a reação, que foi consolidada com Lázaro e um belo gol de Luis Guilherme nos acréscimos da etapa final.

O tamanho dessa vitória não se mede apenas pelo roteiro até chegar no placar, mas também pela história. O Independiente Del Valle tem 32 jogos como mandante na Libertadores e perdeu apenas dois, justamente para o time de Abel Ferreira. O outro triunfo foi na edição do torneio de 2021, por 1 a 0.

Próximos jogos

Agora, o Palmeiras volta a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro e chega renovado para o terceiro Choque-Rei da temporada. Às 20h (de Brasília), da próxima segunda-feira (29), a equipe visita o São Paulo, no MorumBis, pela quarta rodada.

Na Libertadores, o time só volta a campo no dia 9 de maio, às 19h (de Brasília), contra o Liverpool, no Uruguai.

Já o Independiente Del Valle enfrenta o Imbabura, neste domingo (28), às 14h30 (de Brasília), pelo Campeonato Equatoriano. Na Libertadores, o próximo compromisso é diante do San Lorenzo, na Argentina, no dia 9 de maio, às 19h (de Brasília).

O jogo

Palmeiras modificado

O técnico Abel Ferreira fez duas mudanças na equipe titular. Dessa vez, o zagueiro Murilo, que sentiu cansaço na partida contra o Flamengo, no último fim de semana, deu a vaga para Marcos Rocha.

Porém, a grande surpresa foi a entrada de Rony no lugar de Flaco López, artilheiro do time na temporada com 11 gols.

Gol precoce, talento precoce

As modificações do Palmeiras mal foram testadas na prática, e o time foi vítima do meia Kendry Páez, de apenas 16 anos. Desde o início da partida, os donos da casa procuravam a joia já vendida ao Chelsea.

Aos 11 minutos, Páez partiu para uma jogada individual, tabelou e chutou colocado de fora da área, sem chances para Weverton. Gol precoce de um talento precoce.

Kendry Páez acerta lindo chute para abrir placar do jogo sobre Palmeiras

Del Valle (muito) melhor

O que aconteceu nos momentos iniciais da partida, no entanto, não foi um lampejo. O Palmeiras foi dominado de tal forma que os donos da casa chegaram a ter 82% de posse bola até os 35 minutos do primeiro tempo.

A equipe alviverde não conseguia sair para o jogo, enquanto o Del Valle se aproximou do segundo gol com um chute de Renato Ibarra defendido por Weverton.

Segundo gol

Em uma rotação mais lenta, dando sinais de dificuldade com a altitude, o Palmeiras assistia ao rival jogar, principalmente com subidas ao ataque pelo lado direito.

Em uma dessas oportunidades, Kendry Páez colocou a bola na cabeça de Hoyos, que se antecipou a Gustavo Gómez e ampliou a vantagem, aos 37.

Endrick dá esperança

Foi apenas nos minutos finais que o Palmeiras conseguiu ter o mínimo de articulação em campo e, mais uma vez, a equipe mostrou como pode ser letal.

Aos 46 minutos, Rony colocou a bola na área e deu a chance do talento precoce de verde e branco aparecer. Endrick se antecipou à marcação e diminuiu a vantagem de cabeça, aos 46, na única finalização do time na etapa inicial.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o Palmeiras voltou mais incisivo. O time deixou de ficar preso ao campo de defesa e saiu para o jogo. Voltou a ter a cara de uma equipe que é sempre competitiva.

Assim, com um chute de longa distância de Richard Ríos, quase conseguiu empatar o confronto.

Palmeiras mais ofensivo

Em seguida, o técnico Abel Ferreira desfez a linha de três zagueiros, acionando Estêvão e Luis Guilherme. Contudo, foram outras substituições realizadas mais adiante que fizeram a diferença.

Aos 35 minutos, Lázaro recebeu um lançamento preciso de Flaco López e tocou na saída do goleiro para empatar a partida.

Mas, o time da virada queria mais e conseguiu uma vitória heróica nos acréscimos. Aos 49 minutos, Luis Guilherme tirou um chute da cartola e garantiu um placar que parecia improvável.

Um claro sinal de que o Palmeiras pode se reinventar dentro de um mesmo jogo - seja na altitude, seja diante de um adversário que parecia superior na partida.

Independiente Del Valle 2 x 3 Palmeiras

Independiente Del Valle

Moisés Ramírez; Landázuri, Carabajal, Schunke e Caicedo; Zabala (Mercado), Ortiz, Renato Ibarra (Arroyo), Kendry Páez e Romario Ibarra (Medina); Hoyos (Renzo López). Técnico: Javier Gandolfi

Palmeiras

Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez e Luan (Caio Paulista); Mayke (Luis Guilherme), Aníbal Moreno, Richard Ríos, Raphael Veiga (Estêvão) e Piquerez; Endrick (Lázaro) e Rony (Vanderlan). Técnico: Abel Ferreira

Gols
Kendry Paéz (11min1ºT) e Hoyos (37min1ºT), do Independiente Del Valle
Endrick (46min1ºT), Lázaro (35min2ºT) e Luis Guilherme (49min2ºT), do Palmeiras

Cartões amarelos
Hoyos, Ortiz, Caicedo (Independiente Del Valle); Vanderlan (Palmeiras)

Motivo: terceira rodada da Copa Libertadores
Data e horário: 24 de abril de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Banco de Guayaquil, em Quito (Equador)

Árbitro: Cristian Garay (Chile)
Auxiliares: José Retamal (Chile) e Gabriel Ureta (Chile)
Árbitro de vídeo: Fernando Vejar (Chile)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.