Ouvindo...

Federação Argentina confirma Buenos Aires como sede da final da Libertadores 2024

Entidade se antecipou à Conmebol e confirmou local da disputa; estádio ainda não foi definido

Buenos Aires será a sede da final da Copa Libertadores de 2024

A Associación del Fútbol Argentino (AFA) anunciou nesta terça-feira (13) que Buenos Aires será a sede da final da Copa Libertadores 2024. A decisão está marcada para 30 de novembro, um sábado.

O anúncio da AFA, inclusive, antecipa qualquer confirmação da Conmebol, entidade que administra o futebol na América do Sul. Apesar do anúncio, ainda não há definição sobre o estádio que receberá a decisão. Em novembro, a Itatiaia apurou que Buenos Aires tinha se candidatado para sediar a partida, ideia bem vista por parte da Conmebol.

Por outro lado, a expectativa é grande para que o Monumental de Nuñez, casa do River Plate, seja a escolha da final. O estádio é o maior não só da capital argentina, mas de todo o país e também da América do Sul. Recentemente, o clube reformou o local e ampliou a capacidade para 83 mil torcedores.

Em 2024, a Libertadores terá a final em jogo único pela sexta vez, a primeira na Argentina. A última ocasião em que o país recebeu uma partida da decisão do torneio foi em 2018, quando se enfrentaram Boca Juniors e River Plate.

Leia também

O primeiro jogo foi disputado na Bombonera e terminou empatado em 2 a 2. Por conta de confusões entre as torcidas no entorno do estádio, a segunda partida foi levada para o estádio Santiago Bernabéu, em Madri, na Espanha, onde o River venceu por 3 a 1 e ficou com a taça.

Os Millonarios, por sinal, terão a chance de levantar o troféu dentro da própria casa, já que estão garantidos na edição 2024. Para representar o Brasil, serão oito equipes na disputa: Palmeiras, Flamengo, Grêmio, São Paulo, Atlético, Fluminense, Botafogo (2ª fase preliminar) e Bragantino (2ª fase preliminar)

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.