Ouvindo...

Eduardo brilha, Cruzeiro goleia o Vila Nova e avança na Copa do Brasil

Meia aproveita chance de Jardim e faz dois gols; Jonathan Jesus marca o primeiro com a camisa celeste

Cruzeiro vence o Vila Nova com dois gols de Eduardo e se classifica na Copa do Brasil.jpeg

O Cruzeiro confirmou o favoritismo e venceu o Vila Nova-GO por 3 a 0, nesta quinta-feira (22), no estádio Serra Dourada, em Goiânia, no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Como também ganhou a ida por 2 a 0, no Mineirão, o time celeste garantiu vaga nas oitavas de final. Os gols do jogo foram marcados por Eduardo, duas vezes, e Jonathan Jesus, todos no segundo tempo.

A classificação garantiu aos cofres do Cruzeiro um valor aproximado de R$ 3,6 milhões pela participação na próxima fase.

Com a vitória, o Cruzeiro manteve os 100% de aproveitamento em cima do Vila Nova-GO na Copa do Brasil. Em quatro jogos na história, a equipe celeste venceu todos. Antes, o Cruzeiro havia ganhado duas vezes, em 2003.

Próximo jogo

Agora, o Cruzeiro volta suas atenções ao Campeonato Brasileiro. A equipe azul enfrentará o Fortaleza no próximo domingo (25), às 20h30 (de Brasília), na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 10ª rodada.

O jogo

O primeiro tempo foi bastante disputado. O Vila Nova começou em cima do Cruzeiro, com mais intensidade.

No começo da etapa inicial, o Cruzeiro teve dificuldades para interpretar o jogo do Vila Nova. O time da casa conseguiu pressionar e criou chances com William Formiga, Gabriel Poveda e Bernardo.

Cássio fez defesas importantes e salvou o Cruzeiro em momentos cruciais.

Apesar da pressão goiana, o time celeste também assustou o adversário.

Kaio Jorge perde dois gols

O atacante Kaio Jorge teve as duas melhores chances do Cruzeiro na etapa inicial. A primeira foi aos 22 minutos. Christian tocou para Kaiki na entrada da área, o lateral chutou forte, e o goleiro Halls defendeu. No rebote, à queima-roupa, Kaio Jorge perdeu.

A segunda oportunidade foi aos 35 minutos, quando Matheus Pereira ‘enfiou’ a bola para Kaio Jorge na área. O camisa 19 dominou e chutou rasteiro. Halls defendeu.

No segundo tempo, o Vila Nova seguiu em cima do Cruzeiro. O Tigre sonhava com uma reviravolta pela classificação. No entanto, o time celeste resolveu a parada e conseguiu uma goleada. Eduardo, duas vezes, e Jonathan Jesus, fizeram os gols da vitória azul.

Os gols

Aos 10 minutos do segundo tempo, William cruzou rasteiro para Gabigol. O camisa 9, na área, ajeitou a bola na meia-lua. Eduardo chutou, e contou com o desvio para enganar Halls: 1 a 0.

Aos 29 minutos do segundo tempo, Matheus Pereira faz belo cruzamento para Bolasie, que ajeita de cabeça para Eduardo. O meia recebe sozinho e só empurra para o gol: 2 a 0.

Aos 40 minutos do segundo tempo, Jonathan Jesus aproveitou cruzamento de Matheus Pereira e marcou de cabeça: 3 a 0.

Volta ao Serra Dourada

O Cruzeiro não atuava no Serra Dourada há mais de cinco anos. A última vez antes da partida desta quinta havia sido no dia 30 de setembro de 2019.

Na ocasião, o time celeste perdeu por 1 a 0 para o Goiás, na 22ª rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. O gol da equipe goiana foi marcado por Alan Ruschel.

Vila Nova-GO 0 x 3 Cruzeiro

Vila Nova-GO

Halls, Elias, Tiago Pagnussat (Maia), Bernardo Schappo e Willian Formiga; João Vieira, Miticov e Dodô (Vinicius Paiva); Guilherme Parede (Diego Torres), Júnior Todinho (Gabriel Silva) e Gabriel Poveda (Ralf). Técnico: Rafael Lacerda.

Cruzeiro

Cássio; William (Jonathan Jesus), Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki (Kauã Prates); Lucas Romero (Walace), Eduardo, Christian (Lucas Silva) e Matheus Pereira; Gabigol e Kaio Jorge (Bolasie). Técnico: Leonardo Jardim.

Gols

Eduard (11min2T e 29min2%) e Jonathan Jesus (40min2T), para o Cruzeiro

Cartões amarelos

Thiago Pagnussat, Guilherme Parede, Elias e Gabriel Poveda (Vila Nova); William e Matheus Pereira (Cruzeiro)

  • Motivo: jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil
  • Data e horário: 22 de maio (quinta-feira), às 19h (de Brasília)
  • Local: estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
  • Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
  • Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Bruno Muller (SC)
  • VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)
Leia também

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.