Ouvindo...

Joia da base decide na estreia, e Flamengo vence o Botafogo-PB pela Copa do Brasil

Rubro-Negro domina a partida, principalmente na primeira etapa, mas só consegue a vitória por 1 a 0 com gol do jovem Joshua

Joshua foi o autor do gol da vitória do Flamengo diante do Botafogo-PB

O Flamengo abusou de perder chances, mas saiu em vantagem no primeiro duelo da terceira fase da Copa do Brasil. Graças a joia da base que estreou nos profissionais. Na noite desta quinta-feira (1), o Rubro-Negro venceu o Botafogo-PB, por 1 a 0, no Castelão, em São Luís, do Maranhão.

O gol da vitória foi anotado pelo jovem Joshua, de 17 anos, que garantiu a vantagem. O duelo de volta acontece no dia 21 de maio (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro. O Fla joga por um empate. Vitória simples do Belo leva o duelo para os pênaltis.

Leia também

Próximos jogos

O Flamengo, líder da Série A do Campeonato Brasileiro, volta a campo pelo torneio no domingo (4), às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, diante do Cruzeiro. O Rubro-Negro soma 14 pontos em seis jogos.

Já o Botafogo pela Série C do Campeonato Brasileiro, também no domingo, às 19h (de Brasília), visita o Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas. O Belo tem cinco pontos em três jogos e é o 7º colocado.

Flamengo erra o alvo

O Flamengo foi totalmente dominante no primeiro tempo da partida em São Luís. O Rubro-Negro finalizou 14 vezes só nos primeiros 45 minutos, mas o gol não saiu; Além da boa atuação do goleiro Michael, o Fla pecou na hora de concluir.

Dos 14 chutes no primeiro tempo ,seis foram no gol. Plata, Bruno Henrique e Luiz Araújo foram os mais perigosos, mas a equipe de Filipe Luís seguiu errando. O Botafogo, na única escapada, por pouco não abriu o marcador também.

No geral, o Flamengo misto só não desceu para o segundo tempo com uma boa vantagem por falta de capricho. O gol do Fla se mostrou questão de tempo após o intervalo.

Flamengo diminui ritmo

Se no primeiro tempo foi um verdadeiro ataque contra defesa, a segunda etapa mudou totalmente. O Flamengo não conseguiu, mas o domínio que tinha e o Botafogo melhorou na partida. A equipe paraibana seguiu menos com a bola, mas começou a criar problemas para a defesa rubro-negra. O Fla, que antes pecava na finalização, agora tinha problema para acertar o último passe.

A queda do Flamengo foi dando tranquilidade para o Belo sonhar com uma vitória diante do forte rival. Vendo as dificuldades de concluir em gol, Filipe Luís chamou alguns titulares para entrar e tentar sair com a vitória.

Estreia de ouro

Mesmo com nomes como Gerson e Everton Cebolinha entrando, o Flamengo seguiu devendo no quesito bola na rede. E foi um estreante, de somente 17 anos, que deu a vitória para o Flamengo. Joshua aproveitou rebote de cabeçada de Juninho para empurrar a bola para o gol.

Foi seu primeiro jogo como profissional. O primeiro gol de Joshua aconteceu com apenas seis minutos em campo. Que estrela do menino! Uma noite inesquecível para a revelação da base rubro-negra.

Botafogo-PB 0x1 Flamengo

Botafogo-PB

Michael; Erick, Reniê, Marcelo Augusto e Evandro; Gama, JP Iseppe (Igor Maduro) e Guilherme Santos (Camilo); Gabriel Honório (Denílson), Rodrigo Alves (Rafinha) e Henrique Dourado (Silvinho). Técnico: Antônio Carlos Zago.

Flamengo

Matheus Cunha; Varela, João Victor, Danilo e Ayrton Lucas; Evertton Araújo (Gerson), Allan, Luiz Araújo (Matheus Gonçalves) e Michael (Juninho); Plata (Joshua) e Bruno Henrique (Everton Cebolinha). Técnico: Filipe Luís.

Gols: Joshua (39min 2ºT), do Flamengo
Cartão amarelo: Marcelo Augusto (BOT); Allan (FLA)
Cartão vermelho: Nenhum
Motivo: Jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil
Data e hora: 1 de maio de 2025 (terça-feira), às 20h (de Brasília)
Local: Estádio Castelão, em São Luís, no Maranhão
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Arbitro de vídeo: Emerson de Almeida Ferreira (MG)

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.