Ouvindo...

Palmeiras vence Ceará em jogo ‘violento’ e abre vantagem na Copa do Brasil

Partida de ida da terceira fase do torneio foi marcada pelo excesso de faltas; Gustavo Gómez balançou as redes de cabeça na Arena Castelão

Gómez fez o gol solitário do Verdão

O Palmeiras venceu o Ceará por 1 a 0 nesta quarta-feira (30), na Arena Castelão, e conquistou vantagem mínima para o segundo jogo da terceira fase da Copa do Brasil.

O confronto ficou marcado pelo excesso de intensidade, que foi traduzido em um elevado número de faltas: 38 no total, segundo a plataforma “Sofascore”. O zagueiro Gustavo Gómez anotou o gol alviverde, de cabeça, justamente após a cobrança de uma das infrações favoráveis ao Verdão.

O segundo jogo entre Palmeiras e Ceará acontecerá no dia 22 de maio (quinta-feira), às 19h30, no Allianz Parque.

A próxima partida do Verdão é diante do Vasco, neste domingo (4), às 16h, na Arena BRB (em Brasília). No sábado (3), às 18h30, o Ceará recebe o Vitória, na Arena Castelão. Ambos os duelos valem pela sétima rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Jogadores exageram nas faltas, e Palmeiras aproveita

Com raras oportunidades claras criadas na primeira etapa, os times apostaram em avanços pelas laterais para arriscar cruzamentos. O jogo de toque de bola ficou impraticável em razão do gramado ruim da Arena Castelão e do excesso de intensidade nas divididas — somente na etapa inicial foram 18 faltas, nove para cada equipe.

Em uma dessas infrações, o Palmeiras se aproveitou: Estêvão cobrou e cruzou na área do lado esquerdo. Especialista em bolas aéreas, Gustavo Gómez subiu e testou para o fundo das redes.

Ceará aumenta pressão, e Palmeiras se defende

O Ceará subiu as linhas de marcação no segundo tempo para tentar desarmar e se manter no campo ofensivo. Quando teve a bola, insistiu em avançar pelos lados para cruzar na área palmeirense, sem efetividade. As melhores oportunidades da equipe de Léo Condé surgiram quando Pedro Raul abriu espaço e recebeu com liberdade pelo centro para organizar o ataque. Em passe do centroavante, Pedro Henrique quase empatou o jogo.

A partida permaneceu faltosa e intensa. Abel Ferreira, então, aumentou a disposição física e reforçou a marcação colocando Piquerez na vaga de Facundo Torres. Além disso, Mauricio e Paulinho entraram, e o Palmeiras aumentou a qualidade para controlar a posse de bola.

Ceará 0 x 1 Palmeiras

Escalação do Ceará

Fernando Miguel; Fabiano Souza (Rafael Ramos), Marllon, Willian Machado e Matheus Bahia; Fernando Sobral (Lourenço), Dieguinho (Lelê) e Lucas Mugni (Matheus Araújo); Galeano, Pedro Henrique (Guilherme) e Pedro Raul. Técnico: Léo Condé.

Escalação do Palmeiras

Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Vanderlan; Emiliano Martínez (Richard Ríos), Lucas Evangelista e Estêvão (Paulinho); Felipe Anderson (Allan), Facundo Torres (Piquerez) e Vitor Roque (Mauricio). Técnico: Abel Ferreira.

Leia também

Gols

  • Gustavo Gómez (33 minutos/1ºT)

Cartões amarelos

  • Willian Machado, Lucas Mugni e Pedro Henrique (Ceará); Giay, Emiliano Martínez, Mauricio e Estêvão (Palmeiras)

Cartões vermelhos: -

  • Motivo: 3ª fase da Copa do Brasil, jogo de ida
  • Data e horário: 30 de abril de 2025 (quarta-feira), às 19h30 (de Brasília)
  • Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
  • Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
  • Auxiliares: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Francisco Chaves Bezerra Júnior(PE)
  • VAR: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.