O Náutico está na terceira fase da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira (12), o Timbu venceu o Vitória no Barradão, em Salvador, por 2 a 0, pela segunda fase do torneio nacional.
Hélio Borges e Marcos Ytalo marcaram os gols da classificação, que garantiu ao Náutico R$ 2.315.250 de premiação. O Timbu segue sem perder para o Vitória desde 2013, enquanto o Rubro-Negro viu a invencibilidade de 22 jogos cair.
Agora o Vitória volta as atenções para o Campeonato Baiano, onde começa a decidir o título neste domingo (16), às 18h (de Brasília), contra o Bahia. A partida de ida será realizada na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Já o Náutico, que foi eliminado nas quartas de final do Campeonato Pernambucano, volta a campo na terça-feira (18), às 19h (de Brasília), contra o América-RN. O duelo é válido pela 6ª rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste e será realizado nos Aflitos, no Recife.
O jogo
Durante todo o primeiro tempo, o Vitória teve mais posse de bola, mas não mostrou tanto ímpeto para superar a retranca montada pelo técnico Marquinhos Santos, do Náutico. Com três zagueiros, o Timbu dificultou a criação do Leão da Barra, que não acertou nenhuma finalização no gol defendido por Muriel.
Quando foi ao ataque, o Náutico levou perigo. Aos 5 minutos, Hélio Borges aproveitou sobra de bola na entrada da área e carimbou a trave esquerda de Lucas Arcanjo. Aos 27, o Timbu fez boa troca de passes e, novamente Hélio Borges, finalizou da intermediária e acertou o canto direito do gol rubro-negro, colocando os visitantes na frente.
O Náutico ampliou menos de 10 minutos depois, aos 35. Patrick Allan cobrou escanteio fechado do lado direito de ataque, Vinícius desviou na primeira trave e Marcos Ytalo aproveitou vacilo de Neris na marcação para marcar o segundo gol do Timbu.
Na volta do intervalo, o técnico Thiago Carpini fez duas substituições no Vitória. Saíram Wilian Oliveira e Gustavo Silva para as entradas de Pepê e Carlinhos. Já o Náutico manteve a postura defensiva e pouco sofreu nos últimos 45 minutos.
A única grande intervenção do goleiro Muriel foi nos acréscimos, aos 47 minutos. Pepê levantou bola na área e Janderson conseguiu o cabeceio no canto direito, mas o goleiro do Náutico caiu para fazer grande defesa e garantir o placar favorável ao Timbu.
Vitória 0 x 2 Náutico
Vitória
Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Neris (Ronald), Lucas Halter e Jamerson; Baralhas, Willian Oliveira (Pepê) e Wellington Rato (Bruno Xavier); Gustavo Silva (Carlinhos), Lucas Braga (Fabri) e Janderson. Técnico: Thiago Carpini
Náutico
Muriel; Marcos Ytalo, Felipe Santana (Léo Coltro), Rayan, Carlinhos e Igor Fernandes; Auremir, Wenderson (Igor Pereira) e Patrick Allan (Marco Antônio); Vinícius (Luiz Paulo) e Hélio Borges (Kauan Maranhão). Técnico: Marquinhos Santos.
Gols
Hélio Borges (27min1ºT) e Marcos Ytalo (35min2ºT), para o Náutico
Cartões Amarelos
Carlinhos e Jamerson (Vitória)
Motivo: segunda fase da Copa do Brasil
Data e horário: 12 de março de 2025 (quarta-feira), às 19h (de Brasília)
Local: estádio Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Auxiliares: Fernanda Nandrea Gomes Antunes (MG) e Fabio Pereira (TO)