O Grêmio venceu o Athletic nos pênaltis por 8 a 7, nesta quarta-feira (12), pela segunda fase da Copa do Brasil. No tempo normal, as equipes empataram em 3 a 3, com dois gols para cada lado na reta final. Com o resultado na Arena Sicredi, o time gaúcho avançou na competição nacional.
De falha do goleiro a gol contra, a partida foi recheada de emoções e muito dramática do início ao fim. Até nas penalidades a tensão seguiu, indo para as alternadas, após os cinco jogadores de cada lado converterem seus chutes. O Tricolor levou a melhor no fim.
Os gols do Grêmio no tempo normal foram marcados por Braithwaite, João Lucas e Arezo. O lateral-direito da equipe gaúcha também fez contra para o Athletic, nos acréscimos do segundo tempo, levando a decisão para as cobranças. David Braga e Fumaça fizeram os outros dos mandantes.
Como foi o jogo
A partida começou muito movimentada. Logo aos dois minutos do primeiro tempo, Wellington Torrão recebeu lançamento, ganhou do marcador e cruzou para David Braga. Livre na entrada da pequena área, o atacante abriu o placar para os mandantes.
Não demorou muito para o Tricolor fazer o gol de empate. Aos 10, Braithwaite pegou o rebote de um chute de Amuzu, cedido pelo goleiro Diego Vitor. O dinamarquês só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede. A curiosidade é que o atacante sentiu a virilha antes de empatar a partida, e foi substituído logo na sequência.
Aos 19, um lance inacreditável gerou o gol da virada do Grêmio. João Lucas arriscou de muito longe, a bola quicou na área do Athletic e Diego Vitor falhou de uma forma inexplicável.
Mais tarde, o lateral-esquerdo Luan Cândido sofreu o cartão amarelo, aos 38min. Cinco minutos depois, levou o vermelho. Após o lance, o time mineiro se jogou para o ataque.
Na segunda etapa, novamente um gol cedo do Athletic. O capitão Fumaça chutou à queima roupa de fora da área e fez o segundo dos mandantes. A assistência foi de Wesley Gasolina, que incendiou a defesa gremista antes da bola sobrar para o companheiro de equipe.
Logo em seguida, Torrão chegou na frente de Grando, passou pelo goleiro, mas chutou na rede pelo lado de fora. Chance incrível perdida pelo atacante.
O jogo ficou lá e cá, até os últimos minutos. Mas aos 43min, Arezo recebeu um lançamento, deu um chapéu no goleiro, e chutou rasteiro para o fundo do gol: 3 a 2 para o Grêmio.
Quando tudo parecia ganho, uma bola na área defensiva do Grêmio parou nos pés de João Lucas, que jogou contra para o fundo do gol de Grando: 3 a 3. Decisão foi para os pênaltis.
Nas cinco primeiras cobranças de cada lado, nada de erros. Nas alternadas, os jogadores do Tricolor continuaram convertendo seus chutes e terminaram com 100% de aproveitamento nas penalidades. O mesmo acontecia com os atletas do Athletic, até Edson chutar e Grando defender. Placar final dos pênaltis: 8 a 7 para o Grêmio.
Com o resultado, o Grêmio embolsa R$ 2.315.250 de premiação da CBF. A entidade ainda não definiu a data e o horário do sorteio da terceira fase.
O Athletic volta a campo no sábado (15), às 20h, pelo jogo de volta da final do Troféu Inconfidência. O Grêmio, por sua vez, visita o Inter no domingo (16), às 16h, pela decisão do Campeonato Gaúcho.
Athletic x Grêmio
Athletic
Diego Vitor; Wesley Gasolina, Edson, Sidimar, Diego Fumaça; Yuri, Sandry (Amorim, intervalo), Welinton Torrão (Matheus Gonçalves, 14 2ºT); Alason Carioca (Wallisson, 34 2ºT), David Braga e Lincoln (Neto Costa, 25 2ºT). Técnico: Roger Silva.
Grêmio
Gabriel Grando; João Lucas, Jemerson, Wagner Leonardo e Luan Cândido; Camilo, Villasanti (Dodi, 19 2ºT), Cristaldo (Viery, intervalo), Amuzu (Gustavo Martins, 44 2ºT) e Pavón (Olivera, 19 2ºT); Braithwaite (Arezo, 15 1ºT). Técnico: Gustavo Quinteros.
Gols
David Braga (2min 1ºT) e Fumaça (1min 2ºT), do Athletic
Braithwaite (10min 1ºT) e João Lucas (19min 1ºT), do Grêmio
Cartões amarelos
Amorim, Edson, Yuri (Athletic)
Luan Cândido, Camilo (Grêmio)
Cartão vermelho
Luan Cândido (Grêmio)
Motivo: jogo único da segunda fase da Copa do Brasil
Data e horário: 12 de março de 2025 (quarta-feira), às 19h30 (de Brasília)
Local: Arena Sicredi, em São João del-Rei, em Minas Gerais
Árbitro: Matheus Candançan (SP)
Auxiliares: Neuza Back (SP) e Rafael Souza (SP)
Árbitro de vídeo: não há VAR nesta fase.