Vasco x Atlético: STJD toma decisão sobre data de jogo pela Copa do Brasil

Julgamento aconteceu na tarde desta sexta-feira (11) e colocou ponto final em ‘novela’ sobre partida de volta da semifinal

Atlético e Vasco disputam vaga na final da Copa do Brasil

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pôs ponto final numa “novela” que envolvia o jogo de volta das semifinais da Copa do Brasil. Parte interessada no julgamento desta sexta-feira (11), o Atlético teve boa notícia na “queda de braço” com o Vasco da Gama. Por unanimidade, ficou definida a manutenção da data do segundo confronto.

Insatisfeito com a marcação para 19 de outubro (sábado), realizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o clube carioca acionou o órgão para que a data-base fosse respeitada. Anteriormente, de acordo com o calendário da CBF, o jogo seria disputado no dia 17 de agosto. Contudo, o Cruz-maltino não teve sucesso no pedido.

Durante o julgamento, foi destacado que a entidade máxima do futebol brasileiro buscou por isonomia (as partes envolvidas com força máxima em campo, sem perdas por convocação), não feriu o regulamento, e que também não prejudicou nenhuma das equipes com a alteração.

Leia também

Com a manutenção da data para 19 de outubro, o Atlético poderá enfrentar o Fortaleza na próxima quarta-feira (16), pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os times se enfrentam a partir das 21h30 (de Brasília), na Arena Castelão.

Para a partida decisiva contra o Vasco, o Atlético terá à disposição os jogadores que estão defendendo as respectivas seleções nesta Data Fifa.

Vasco estava pessimista

Nos corredores de São Januário, a diretoria já imaginava que dificilmente seria aprovado o seu pedido. Para os sócios, por exemplo, o clube já tem divulgado ações de marketing, via canais diretos com os torcedores, com a data no dia 19 de outubro.

A reclamação vascaína era sobre falta isonomia no campeonato, uma vez que a equipe alega já ter jogado com atletas que disputaram partidas com suas respectivas seleções horas depois.

A CBF enviou mais de dez páginas com seus argumentos para a alteração de datas, concordando com os pedidos de Flamengo e Atlético. Corinthians e Vasco, respectivos rivais, discordaram da entidade.

A diretoria cruzmaltina, capitaneada pelo presidente Pedrinho, se baseou em artigos do Regulamento Geral de Competições (RGC) para ir ao tribunal desportivo.

Para chegar à final, o Vasco precisa vencer por dois ou mais gols de diferença, já que o Atlético venceu por 2 a 1 o primeiro jogo. Uma vitória simples leva a decisão para os pênaltis, enquanto os mineiros jogam por empate e qualquer triunfo.

Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18), Olimpíada (2016-2021) e Mundial de Clubes (2025).
Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.

Ouvindo...