Sem dificuldades, o São Paulo superou o Águia de Marabá, nesta quinta-feira (2), por 3 a 1. A partida foi disputada no Mangueirão, em Belém (PA), com mando da equipe paraense - o retorno será em três semanas, no Morumbi.
Apesar de sair perdendo no placar, o jogo mostrou uma enorme disparidade técnica entre o São Paulo e o Águia. Não há toa, após sofrer o primeiro gol, o Tricolor precisou de somente sete minutos para marcar duas vezes e ficar à frente no placar.
Ainda no primeiro tempo, quando o jogo estava em 0 a 0, a missão do Águia se tornou ainda mais difícil. Isso porque o atacante Wander acabou expulso após revisão do VAR por solar o volante Luiz Gustavo.
O Tricolor Paulista agora foca suas atenções no Campeonato Brasileiro. O próximo compromisso dos comandados de Luís Zubeldía será neste domingo (5), contra o Vitória, fora de casa.
Time mexido
O técnico Luís Zubeldía optou por mandar a campo uma escalação mista, considerando o desgaste dos jogadores para a sequência no Brasileirão e na Libertadores. A principal novidade se deu pela presença do volante Luiz Gustavo, que recebeu sua primeira oportunidade após dois meses afastado por lesão.
Além dele, outros jogadores com poucos minutos na temporada ganharam chance, como o goleiro Jandrei, o lateral-esquerdo Patryck Lanza e o meia Rodrigo Nestor, recém-recuperado de lesão.
Sem goleiro!
A primeira chance clara de gol na partida veio dos pés de Juan. E talvez, chance "óbvia” seria o melhor termo para julgar a oportunidade, perdida pelo jovem atacante tricolor.
Juan se aproveitou de rebote após chute de fora da área e ficou com o gol aberto para finalizar. Ele conseguiu dominar a bola, equilibrar o corpo e chutar com tranquilidade, mas incrivelmente parou na trave do gol do Águia.
Um a menos!
Se o gol perdido por Juan parecia um sinal de positividade ao Águia, as coisas não caminharam bem nos minutos seguintes. O atacante Wander, em dividida com Luiz Gustavo, acabou acertando o pé na cabeça do volante são-paulino.
A arbitragem havia parado a jogada pela falta, com advertência por cartão amarelo. Após revisão no VAR, porém, o jogador recebeu cartão vermelho.
Contra as probabilidades!
Curiosamente, foi com um jogador a menos que o Águia de Marabá criou sua primeira oportunidade de gol - e converteu. E de grande forma, com o lateral-esquerdo Wender.
Após cruzamento na área, a defesa do São Paulo afastou a bola para a meia lua. Wender, que estava distante do gol, testou um chute de primeira e surpreendeu Jandrei, que aceitou.
Virada relâmpago
Com um jogador a mais e a desvantagem no placar, o São Paulo se lançou ainda mais ao ataque e passou a encurralar a defesa adversária. Muito superior, o gol de empate não demorou a sair, bem como o da virada, com roteiros muito parecidos.
No primeiro, Galoppo penetrou a área pelo lado direito e deu passe cavado para a área, encontrando Juan, que testou para o gol. Dois minutos depois, o jovem centroavante, marcado inicialmente pelo gol perdido, marcou outra vez de cabeça, desta em um cruzamento de Erick.
Volta em grande estilo
Após dois meses sem entrar em campo, Luiz Gustavo voltou a atuar como titular em uma partida do Tricolor. E o retorno do experiente volante não se limitou aos desarmes e lançamentos. Foi dele o terceiro gol do São Paulo na partida.
Luiz Gustavo se aproveitou de bola rebatida na grande área e bateu forte de pé esquerdo. A bola bateu no travessão e logo entrou para aumentar a vantagem do São Paulo.
Águia de Marabá-PA 1x3 São Paulo
Águia de Marabá
Axel Lopes; Bruno Limão, David Cruz (João Pabllo), Caíque Baiano e Betão; Wender, Junior Dindê (Kaique) e Patrick; Hitalo, Braga (Patrick) e Wander. Técnico: Matheus Sodré
São Paulo
Jandrei; Moreira, Diego Costa (Sabino), Ferraresi e Patryck; Luiz Gustavo (Bobadilla), Rodrigo Nestor (Rodriguinho), Michel Araújo (Ferreirinha) e Galoppo; Erick (William) e Juan. Técnico: Luís Zubeldía
Motivo: jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil
Data e horário: 2 de maio de 2024, às 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mangueirão, em Belém-PA
Árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES)
Auxiliares: Guthieri Javarini Rodrigues (ES) e Adilson Gomes de Oliveira (ES)
Árbitro de vídeo: Pablo Ramón Gonçalves Pinheiro-FIFA (RN)
Gols:
Wender (35 min 1ºT), para o Águia de Marabá
Juan (37 min 1ºT e 41 min 1ºT) e Luiz Gustavo (17 min 2ºT), para o São Paulo
Cartões amarelos:
Wender, Caíque Baiano e Braga, do Águia de Marabá
Rodrigo Nestor e Galoppo, do São Paulo
Cartões vermelhos:
Wander, do Águia de Marabá