Em uma virada sensacional, com três gols de um inspiradíssimo Vinícius Júnior, o Real Madrid-ESP venceu o Borussia Dortmund-ALE por 5 a 2, nesta terça-feira (22), no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, pela terceira rodada da fase de classificação da Liga dos Campeões.
Até parecia que o Borussia iria vencer a revanche da última final da Champions, mas ficou no parecia. O time alemão abriu 2 a 0 no primeiro tempo, gols de Malen e Gitten, mas no segundo tempo o Real virou com Rudiger, Lucas Vázques e Vini Jr. três vezes, os dois últimos golaços aliando velocidade e precisão na finalização.
O Real conquistou sua segunda vitória na competição, em três jogos. Tem uma derrota, para o Lille-FRA (1 a 0). Está na 9ª colocação geral, com seis pontos. O Borussia também tem duas vitórias e uma derrota, os mesmos seis pontos, mas aparece na quinta colocação por causa dos critérios de desempate.
Pela quarta rodada da fase de classificação, o Real Madrid vai a campo no dia 5 de novembro, contra o Milan-ITA, às 17h (de Brasília), no Santiago Bernabéu. Já o Borussia Dortmund, no mesmo dia e horário, recebe o Sturm Graz-AUT, no Signa Iduna Park, na Alemanha.
Os gols
O primeiro gol foi bonito. Em boa troca de passes, Brandt encontrou Guirassy na área. O centroavante fez o pivô e deu um lindo passe para Malen, que só tirou a bola de Courtois para marcar aos 26 minutos do primeiro tempo.
O segundo gol saiu logo depois, calando qualquer tentativa de reação dos torcedores no Santiago Bernabéu. Malen fez boa jogada pela direita, invadiu a área e tocou para Gittens, que entrou sozinho na segunda trave e marcou, aos 33 minutos.
O primeiro do Real saiu após jogada de Mbappé, que cruzou da direita e Rudiger subiu sozinho para cabecear forte, sem chance para Kobel.
O gol de empate saiu dois minutos depois, com Vini Jr. Mbappé recebeu já dentro na área, mas antes de finalizar foi desarmado por Bensebaini. Só que a bola sobrou para o brasileiro, que finalizou livre. A arbitragem chegou a marcar inicialmente impedimento de Mbappé, mas o VAR corrigiu.
A virada foi com Lucas Vazques. O lateral recebeu de Rodrygo na direita, tabelou com Brandt, e chutou forte da entrada da área.
Depois foi show de Vinícius Júnior. No quarto gol, ele recebeu na lateral-esquerda, disparou e deixou a marcação para trás. Fechando pelo meio, finalizou colocado da entrada da área para marcar um golaço.
No quinto, o brasileiro recebeu de Ceballos e partiu para cima da marcação. Ele invadiu a área, dando lindo drible em Anton, e finalizou com força.
Nova Champions
Para a temporada 2024/2025, a Uefa (União Europeia de Futebol) mudou o formato da Liga dos Campeões. São 36 times, em um grupo único, com cada time realizando oito partidas (os confrontos foram definidos por meio de potes, com base no ranqueamento das equipes).
Os oito primeiros dessa fase classificatória avançam às oitavas de final, enquanto os times que estiveram entre a nona e a 24ª posição precisarão jogar um playoff para a próxima etapa, em jogos mata-mata, no formato ida e volta.
A final continua em confronto único e nessa edição será em 31 de maio de 2025, na Allianz Arena, em Munique, na Alemanha.