Por um lado, a equipe espanhola chega à 18ª decisão e vai em busca do 15º título; e por outro, os alemães estão na 3º final de Champions e querem o bicampeonato da competição. A última final do Real foi em 2021/22 e terminou com título, enquanto o Borussia jogou a decisão pela última vez em 2012/13 e foi vice-campeão.
Como chegam as equipes?
Ambas as equipes têm desfalques para a grande final. Mandante no duelo, o Borussia Dortmund não contará com o argelino Ramy Bensebaini, que se recupera de lesão no joelho; e o belga Julien Duranville, com problema muscular.
Principal nome do time alemão na decisão, o meia Marco Reus deve ser reserva na partida. Aos 35 anos, o jogador não vai renovar o contrato e deixa os Auri-Negros após 12 anos.
Do lado espanhol da final, o Real Madrid não contará com o austríaco Alaba, que sofreu lesão no joelho, e tem dúvida com relação ao francês Tchouameni, com um problema no pé. Na ausência do meio-campista, a formação dos Merengues deve ter Valverde, Kroos e Camavinga.
O técnico Carlo Ancelotti também tem duas dúvidas no sistema defensivo. A primeira delas no gol, que deve ter a volta do belga Courtois. O jogador sofreu duas graves lesões nesta temporada e jogou apenas quatro partidas, todas nas últimas semanas. A tendência é que ele reassuma a posição que vinha sendo ocupada pelo ucraniano Lunin.
A outra é com relação ao zagueiro brasileiro Éder Militão. Recuperado de lesão, ele disputa a titularidade com Nacho e Rudiger.
Borussia Dortmund x Real Madrid
Provável Borussia Dortmund
Kobel; Ryerson, Hummels, Schlotterbeck, Maatsen; Can, Sabitzer; Adeyemi, Brandt, Sancho; Füllkrug. Técnico: Edin Terzic.
Provável Real Madrid
Courtois; Carvajal, Nacho, Rüdiger, Mendy; Valverde, Kroos, Camavinga; Bellingham; Rodrygo, Vinícius Jr. Técnico: Carlo Ancelotti.
Motivo: final da Champions League 2023/24
Data e horário: sábado, 1º de junho de 2024, às 16h (de Brasília)
Local: estádio Wembley, em Londres, na Inglaterra
Arbitragem: Slavko Vinčić (SLO)
Assistentes: Tomaž Klančnik e Andraž Kovačič (SLO)
VAR: Nejc Kajtazović (SLO)