O empresário João Paulo Silva, de 46 anos, foi reeleito na noite desta quinta-feira (28) presidente do Ceará para um novo mandato no triênio de 2005-2027. Ele recebeu 166 votos, contra 123 de Pedro Gabriel Ponte, engenheiro civil e conselheiro que concorreu pela oposição.
Os dois vices de João Paulo no próximo mandato serão Ernando Uchoa Sobrinho e Celso Rodrigues, que assumem os lugares atualmente ocupados por Carlos Moraes e Alexandre Frota.
João Paulo Silva foi eleito pela primeira vez em março de 2023, para completar o mandato de Robinson de Castro, que renunciou um mês antes. Castro havia sido reeleito no fim de 2021 para um terceiro mandato - era o presidente desde 2016.
Empresário do mercado financeiro, João Paulo era o diretor financeiro do Ceará na última gestão de Robinson e presidiu, durante esse período, a Associação Brasileira de Executivos de Finanças (ABEFF). Ele venceu no ano passado o mesmo Pedro Gabriel Ponte por 179 a 47.
João Paulo conquistou dois títulos durante o mandato tampão: a Copa do Nordeste de 2023 e o Campeonato Cearense de 2024, além do acesso para a Série A do Brasileiro em 2025.
Em compensação houve problemas financeiros, com vários jogadores acionando a Justiça do Trabalho, por causa de dívidas, além de sofrer três transfers ban neste ano, quando a Fifa proíbe de contratar devido a não pagamentos feitos a clubes ou atletas. Um deles está ativo.
A vitória de João Paulo Silva deve fazer com que a renovação com o técnico Léo Condé para a temporada que vem seja concluída. O diretor de futebol, Haroldo Martins, e o executivo Lucas Drubscky também devem continuar e comandar a montagem do elenco para a disputa principalmente da Série A em 2025.