No dia 12 de outubro, na vitória do Ceará por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, na Arena Castelão, em Fortaleza, pela Série B do Brasileiro, o zagueiro Luiz Otávio voltou a jogar depois de dez meses parado devido a uma grave lesão no joelho. Treze dias depois, na última sexta-feira (25), o jogador sofreu um entorse no joelho direito.
Exames de imagem apontaram rotura completa do ligamento cruzado anterior e estiramento dos ligamentos colaterais e cruzado posterior. Ele já iniciou fisioterapia e terá que passar por uma nova cirurgia, com tempo de recuperação igual, ou até superior, ao anterior.
Luiz Otávio, de 36 anos, fez uma cirurgia em 15 de janeiro de 2024. O procedimento reconstruiu o ligamento cruzado anterior, reforçou o ligamento anterolateral e reparou o menisco lateral do joelho direito.
Ídolo do Ceará, o zagueiro renovou no fim de dezembro de 2023 o contrato até o final de 2024. Ele soma 305 jogos pelo Vozão, com 13 gols. Em 2023, o capitão defendeu a equipe em 28 partidas e fez três gols.
A renovação ocorreu justamente para que ele pudesse utilizar as dependências e os profissionais do clube em sua recuperação, já que a lesão foi constatada ao final da temporada passada. Inicialmente, a ideia era não utilizá-lo em 2024, e ao fim da temporada decidir se haveria uma renovação de contrato ou não.
Resta saber agora se o Ceará vai novamente renovar o contrato de Luiz Otávio, desta vez até o fim de 2025, para que ele possa novamente fazer o tratamento no clube.