Embalado pelo grito de “eu acredito” dos torcedores, o Ceará venceu o Londrina nesta quarta-feira (6), 3 a 1, no segundo triunfo, em dois jogos, do técnico Vagner Mancini.
O resultado, no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 27ª rodada, fez o Vozão chegar aos 41 pontos, e, no momento, estar na 8ª colocação e a quatro pontos do G4, grupo de quatro times que subirá para a elite ao fim da competição.
Até o fim desta rodada, a distância pode aumentar, mas a situação parece menos tenebrosa do que há algumas rodadas, quando a diferença para os times da ponta chegou a nove pontos. O Ceará ganhou o segundo jogo seguido, já que havia batido o Criciúma por 1 a 0 no sábado passado, na Arena Castelão, algo que não conseguia desde junho.
O Londrina se mantém em situação incômoda, com 20 pontos, na penúltima colocação. O time paranaense precisará de uma reta final quase perfeita se quiser escapar do rebaixamento.
Toca no Erick
O destaque do jogo foi o camisa 11 do Ceará. Ele marcou o primeiro, aos cinco minutos, aproveitando um cruzamento. E participou dos outros dois gols na primeira etapa, dando a assistência para a cabeçada de Tiago Pagnussat, e efetuando o cruzamento que, após uma furada, sobrou para Léo Santos anotar o terceiro.
Erick vivia, antes da chegada de Mancini, um momento ruim no clube, sem marcar e sem dar assistências, e havia criticas por parte de torcedores porque ele já tem um pré-contrato assinado com o São Paulo para 2024. Mas já no sábado ele havia dado a assistência para o gol de Barletta contra o Criciúma.
Barletta, aliás, assustou os torcedores ao fazer o pênalti que gerou o gol do Londrina, quando o placar ainda estava 1 a 0. O VAR quem avisou ao árbitro, e João Paulo não desperdiçou.
O Ceará sempre teve o jogo sob controle, mesmo quando sofreu o empate, tanto que demorou só sete minutos para estar à frente novamente. Ofensivamente, Mancini, que substituiu Guto Ferreira, parece ter encontrado uma boa formação, com Castilho de segundo volante, com boa saída de bola, Jean Carlos na armação, e Barletta e Erick nas pontas, com Nicolas centralizado.
O Ceará volta a campo em 18 de setembro apenas, para enfrentar o Novorizontino, no interior paulista, às 21h (de Brasília). O Londrina joga dia 14 de setembro contra o Ituano, em casa, às 18h30 (de Brasília).
Ceará 3 x 1 Londrina
Ceará
Bruno Ferreira; Warley, Tiago Pagnussat, David Ricardo e Paulo Victor (Danilo Barcelos); Léo Santos (Richardson), Guilherme Castilho e Jean Carlos (Breno); Barletta, Nicolas (Guilherme Bissoli) e Erick (Janderson). Técnico: Vagner Mancini
Londrina
Neneca; Ezequiel (Rodrigo), Luan Freitas (Guilherme Lacerda), Gabriel e Marcos Pedro; João Paulo, Fabrício (Moisés) e Higor Leite (Everton); Ariel (Diego Jardel), William Barbio e Iago Dias. Técnico: Eduardo Souza
Gols
Erick (5min1ºT), Tiago Pagnussat (29min1ºT), Léo Santos (39min1ºT) para o Ceará
João Paulo (22min1ºT), de pênalti, para o Londrina
Cartões Amarelos
Barletta (Ceará); Ezequiel, Rodrigo, João Paulo (Londrina)
Público: 17.799 presentes
Renda: R$ 154.750
Motivo: 27ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B
Data e horário: 6 de setembro de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza
Árbitro: Bruno Mota Correia-RJ
Auxiliares: Carlos Henrique Alves de Mota Filho-RJ e Thayse Marques Fonseca-RJ
Árbitro de vídeo: Rodrigo Carvalhaes de Miranda-RJ