Participe do canal e receba as notícias do Ceará no WhatsApp

Ceará tenta contra o Vitória primeiro triunfo fora com Guto Ferreira na Série B

Jogo será neste domingo (13), às 18h (de Brasília), em Salvador; baianos precisam se recuperar após derrota para o Londrina

Guto Ferreira ainda não conseguiu vencer como visitante na Série B de 2023

O técnico do Ceará, Guto Ferreira, tenta neste domingo (13) a primeira vitória como visitante no Campeonato Brasileiro da Série B desde que reassumiu a equipe, no fim de junho. O jogo contra o Vitória no Barradão, em Salvador, começa às 18h (de Brasília) e vale pela 23ª rodada.

Quando a direção do Vozão optou por trocar Eduardo Barroca por Guto uma das explicações foi a de que o rendimento em casa precisava melhorar. E melhorou. Em quatro jogos na Arena Castelão foram três vitórias e um empate. Em contrapartida, a campanha como visitante piorou.

Também em quatro confrontos fora de casa com Guto Ferreira, o Ceará perdeu duas vezes, para Sport e Juventude, e empatou outros dois, frente a Mirassol e Guarani.

“Precisamos ter o equilíbrio, e esse equilíbrio vai chegar com a continuidade do trabalho”, disse o treinador. Apesar dos tropeços, na avaliação do técnico o rendimento do time, principalmente na última partida viajando, contra o Guarani, foi bom. O clube reclama até hoje de um golaço anulado do atacante Guilherme Bissoli - a equipe de arbitragem anotou toque de mão.

O Vitória, porém, é um rival indigesto para a tentativa do Ceará quebrar a escrita como forasteiro com Guto. Vice-líder na classificação geral antes da 23ª rodada começar, com 41 pontos, três a menos do que o líder Sport, o time baiano tem também a segunda melhor campanha como anfitrião, com 24 pontos em dez jogos.

O Ceará iniciou a rodada na 9ª colocação, com 33 pontos, e a cinco do G4, o grupo de quatro times que vai subir para a Série A ao fim do campeonato. Como visitante o Vozão tem a 5ª colocação, com 16 pontos em 11 confrontos, ainda resquícios do bom aproveitamento com Barroca - quatro vitórias e dois empates.

Os prováveis times

Guto Ferreira não terá o meia Chay em Salvador. O jogador está suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos, mas também está com um desconforto muscular. Seu provável substituto é Jean Carlos.

Em compensação, o zagueiro Luiz Otávio, que cumpriu suspensão na vitória sobre o ABC, estará de volta. O meia-atacante Chrystian Barletta, principal reforço da janela de transferências que fechou em 2 de agosto, estará relacionado pela primeira vez. No fim de semana passado ele foi liberado para acompanhar o nascimento da filha, em Curitiba, e não esteve no Castelão.

Guto deve escalar o Ceará com Bruno Ferreira; Warley, Luiz Otávio, David Ricardo e Paulo Victor; Breno, Willian Maranhão e Jean Carlos; Erick, Guilherme Bissoli e Saulo Mineiro.

O Vitória tenta se recuperar da derrota de 2 a 0 para o Londrina, na segunda-feira (7), fora de casa. O técnico Léo Condé tem problemas com lesões: o lateral Railan e o atacante Osvaldo estão fora. Por outro lado, o lateral Felipe Vieira e o atacante Léo Gamalho voltao a ficar à disposição. O treinador fez mistério na escalação.

O provável Vitória tem Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo, Yan (Giovanni Augusto) e Felipe Vieira; Dudu e Gegê; Mateus Gonçalves, Iury Castilho (Léo Gamalho) e Wellington Nem.

O jogo terá transmissão pela Band e pelo Premiere.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.

Ouvindo...