Marcado para o próximo sábado (1º), às 16h30 (de Brasília), no Arruda, o clássico entre Santa Cruz e Sport terá torcida mista. Os rivais se enfrentarão pela 6ª rodada do Campeonato Pernambucano.
A informação, antecipada pelo ge.globo, foi confirmada pela Itatiaia nessa quarta-feira (29) com o Santa. A decisão foi tomada após uma reunião entre representantes dos dois clubes e do Ministério Público de Pernambuco.
O Leão terá direito a 10% da carga de ingressos disponibilizada para o clássico. Hoje, o Arruda tem capacidade de 30 mil liberada pelas autoridades do estado. Ou seja, 3 mil bilhetes serão destinados a torcedores rubro-negros, e 27 mil a tricolores.
Além disso, está previsto que o clássico tenha arbitragem Fifa de fora do estado. A medida foi tomada após uma cobrança conjunta de Santa Cruz, Sport, Náutico e Retrô.
Cobrança dos clubes
Santa Cruz, Sport, Náutico e Retrô enviaram à Federação Pernambucana de Futebol (FPF), nessa segunda-feira (27), um pedido para que os jogos que os envolverem no Campeonato Pernambucano tenham arbitragem de fora e VAR.
Em nota, a FPF revelou que irá submeter a solicitação de árbitros de fora do estado à Comissão Nacional de Arbitragem. Os profissionais precisam pertencer ao quadro da Fifa, nesse caso.
Com relação ao VAR, a entidade promete seguir o que foi definido no Conselho Técnico do Estadual: a ferramenta só será usada a partir das quartas de final. “Essa decisão foi tomada considerando fatores técnicos, logísticos e financeiros, visando atender de forma equilibrada a todas as equipes envolvidas”, diz trecho do texto enviado pela FPF à reportagem.
O Campeonato Pernambucano tem sido marcado por polêmicas de arbitragem. A última delas ocorreu no clássico entre Náutico e Santa Cruz, no último sábado (25), no estádio dos Aflitos.
No segundo gol do Timbu, que venceu a partida por 2 a 1, Bruno Mezenga ajeitou a bola com a mão antes de dar a assistência para Paulo Sérgio. A arbitragem validou o lance.