Uma reunião do Conselho Técnico promovido pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) definiu, nessa quarta-feira (23), o regulamento do Campeonato Pernambucano de 2025. O torneio será realizado com o mesmo modelo da edição de 2024.
Na primeira fase, as 10 equipes participantes se enfrentarão entre si em turno único. Os dois primeiros colocados avançam diretamente para as semifinais. Já os clubes que ficarem entre 3º e 6º jogarão as quartas de final. Os dois últimos são rebaixados para a Série A2.
Depois, o torneio terá um formato de mata-mata, com jogos únicos nas quartas e partidas de ida e volta nas semis e finais. No total, de acordo com a FPF, o estadual terá 14 datas e 53 duelos.
“Foi uma decisão coletiva dos clubes, e acreditamos que esse modelo oferece equilíbrio e competitividade para todos os participantes”, disse o presidente da FPF, Evandro de Carvalho.
Clubes participantes
O Campeonato Pernambucano de 2025 contará com os oito melhores clubes da Série A1 de 2024 (Sport, Náutico, Retrô, Santa Cruz, Central, Afogados, Maguary e Petrolina) e os dois melhores da Série A2 (Jaguar e Decisão).
Além da taça e do título estadual, o Pernambucano 2025 também distribuirá vagas para a Copa do Brasil, Copa do Nordeste e a Série D do Brasileiro de 2026. O atual campeão é o Sport, dono de 44 troféus.