Ouvindo...

À espera de Neymar, Santos vira sobre o São Paulo e volta a vencer no Paulista

Peixe superou o Tricolor em jogo que representou marco histórico do clube praiano

Santos venceu o São Paulo pelo Paulistão

O Santos teve uma grande atuação e venceu o São Paulo neste sábado (1), por 3 a 1, pela sexta rodada do Campeonato Paulista. O duelo foi disputado na Vila Belmiro, casa do Peixe.

Com o triunfo, o Santos põe fim à série de quatro jogos consecutivos sem vencer no Paulistão. O Alvinegro vinha também de três derrotas seguidas, incluindo uma no clássico contra o Palmeiras.

Em um primeiro tempo truncado, o São Paulo foi quem saiu na frente, em belo gol de Lucas. A resposta do Santos não demorou, já que Guilherme empatou a partida nove minutos depois. Na segunda etapa, um show do Alvinegro, que marcou mais duas vezes e praticamente aniquilou as estocadas ofensivas do Tricolor.

O Santos volta a jogar na próxima quarta-feira (5), quando recebe o Botafogo-SP na Vila Belmiro, em jogo que pode marcar a reestreia de Neymar pelo clube. Neste mesmo dia, o São Paulo encara o Mirassol no Morumbis.

Começo adiado

O primeiro Sansão da temporada 2025 teve seu horário de início adiado. O duelo, a princípio, se iniciaria às 20h30 (de Brasília), mas acabou postergando-se em um 45 minutos, com novo início marcado para as 21h15.

A Baixada Santista foi atingida por fortes chuvas durante o dia que deixaram o gramado praticamente sem condições de jogo. E a má condição do campo, é claro, pôde ser vista durante praticamente todos os 90 minutos de bola rolando.

Problema no banco de reservas

Os nervos do santista estavam à flor da pele antes da bola rolar. Não é para menos. O Peixe vinha de três derrotas consecutivas no Campeonato Paulista e buscava uma resposta ao seu torcedor com um bom resultado no clássico.

A tensão, porém, acabou influenciando no jogo. Após reclamar de forma agressiva com o árbitro, Pedro Caixinha acabou expulso do jogo ainda antes dos dez minutos do primeiro tempo.

Lucas abre o placar

Mesmo tímido no ataque, o São Paulo foi o primeiro a balançar as redes na Vila Belmiro, após linda jogada coletiva da equipe Tricolor.

Após bola longa em direção ao ataque, Calleri venceu a disputa com a defesa santista e conduziu pelo lado esquerdo. Ele cruzou rasteiro para Lucas Moura, que conseguiu girar sobre Vinícius Lira e bater sem chances para Gabriel Brazão.

Gol histórico

Um mero gol em Campeonato Paulista acabou representando um marco histórico para o Santos. O atacante Guilherme, grande destaque da equipe neste início de ano, anotou o gol 13 mil na história do Peixe, feito único entre clubes de todo o mundo.

A jogada começou com cruzamento de Vinícius Lira, desviado por Tiquinho e concluído por Guilherme, que obrigou Rafael a fazer bela defesa. Na sobra, Gabriel Bontempo bateu cruzado e viu o camisa 11 se aproveitar do rebote para marcar.

Promessa marca

Principal novidade na escalação do Santos, o meia Gabriel Bontempo aproveitou a oportunidade como poucos. Afinal, saiu dele o segundo gol do Peixe na partida.

A jogada se iniciou em linda bola escorada por Tiquinho Soares no pivô, eliminando três marcadores. Soteldo teve espaço para conduzir em velocidade e encontrou o jovem pela ponta-direita, que bateu cruzado e venceu Rafael.

O artilheiro!

Guilherme viveu uma noite de se invejar na Vila Belmiro. Não só pelo feito histórico de ser o autor do gol 13 mil da história do Santos, mas também por se isolar ainda mais na artilharia do Campeonato Paulista.

Após tabela de Soteldo com Miguelito, o boliviano deu lindo passe em profundidade e encontrou Guilherme. O atacante ficou cara a cara com Rafael e bateu com firmeza para anotar o terceiro tento santista no Sansão.

Santos 3x1 São Paulo

Santos
Gabriel Brazão; Léo Godoy, Luan Peres, Zé Ivaldo e Vinícius Lira (Kevysson); Tomás Rincón, Diego Pituca e Soteldo (João Schmidt); Léo Gabriel Bontempo (Miguelito), Guilherme (Luca Meirelles) e Tiquinho Soares. Técnico: Pedro Caixinha.

São Paulo
Rafael; Igor Vinícius (Ferraresi), Arboleda, Sabino e Enzo Díaz; Pablo Maia (Ferreira) e Alisson; Lucas Moura, Oscar, Luciano e Calleri (André Silva). Técnico: Luis Zubeldía.

  • Motivo: 6ª rodada do Campeonato Paulista
  • Data e horário: 1 de fevereiro de 2025 (sábado), às 20h30 (de Brasília)
  • Local: Vila Viva Sorte, em Santos (SP)
  • Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
  • Auxiliares: Alex Ang Ribeiro e Raphael de Albuquerque Lima
  • VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
  • Gols:
    Lucas Moura (34 min 1ºT), para o São Paulo
    Guilherme (43 min 1ºT e 25 min 2ºT) e Gabriel Bontempo (7 min 2ºT), para o Santos
  • Cartões amarelos:
    Tiquinho Soares e Rincón, do Santos
  • Cartões vermelhos:
    Pedro Caixinha, do Santos
Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Responsável por acompanhar o dia a dia de Corinthians e Santos pela Itatiaia Esporte. Passagem também como repórter do portal Meu Timão