Ouvindo...

São Paulo joga decisão contra Ituano para evitar eliminação inédita no Paulista

Equipe tricolor nunca caiu na primeira fase do Estadual no atual formato de disputa

Time do São Paulo

Não é exatamente com a corda no pescoço que o São Paulo enfrenta o Ituano, às 16h (de Brasília) deste domingo (8), no estádio Novelli Júnior, em Itu. Mas, o time entra campo, na última rodada da primeira fase do Campeonato Paulista, pressionado para conseguir a classificação à próxima fase e, assim, evitar o vexame de cair da competição antes do mata-mata. Uma queda que seria inédita.

O atual formato do Paulistão começou a ser disputado a partir de 2017, quando 16 times passaram a ser divididos em quatro grupos com 12 jogos para cada.

Em todas essas edições, o São Paulo avançou às quartas de final e só não foi primeiro lugar uma vez (veja lista abaixo).

Neste ano, o time também a possibilidade de manter esse bom retrospecto... ou cair precocemente.

Líder do grupo D, com 19 pontos, o Tricolor leva vantagem apenas no saldo de gols sobre o Novorizontino (7 x 4). Logo em seguida, vem o São Bernardo, 18 pontos.

Com esse cenário, o São Paulo precisa vencer seu compromisso para não ter que olhar para o lado e secar os dois rivais.

No Paulistão, apenas os dois primeiros lugares de cada chave avançam e, em seguida, enfrentam-se nas quartas de final em jogo único.

Classificações do São Paulo na primeira fase do Paulista, com atual formato de disputa

  • 2017 - primeiro lugar
  • 2018 - primeiro lugar
  • 2019 - segundo lugar
  • 2020 - primeiro lugar
  • 2021 - primeiro lugar
  • 2022 - primeiro lugar
  • 2023 - primeiro lugar

Como chega o São Paulo

Para a partida, o técnico Thiago Carpini tem o retorno do atacante Calleri, que cumpriu suspensão automática na última rodada e volta ao time, provavelmente na vaga do atacante Luciano ou de um dos zagueiros.

Por outro lado, o volante Pablo Maia está suspenso e deve ser substituído por Bobadilla.

Existe ainda uma dúvida em relação ao esquema tático adotado para o confronto. No clássico contra o Palmeiras, no último domingo (3), a equipe atuou no 3-5-2 e teve o desempenho aprovado pelo comandante.

Como chega o Ituano

A equipe do interior paulista também está pressionada para a partida. Com apenas seis pontos somados, precisa vencer e torcer contra o Guarani, que soma sete pontos, para evitar o rebaixamento. O Ituano disputa a Série A1 do Estadual desde 2002.

Ituano x São Paulo

Ituano

Jefferson Paulino; Léo Duarte, Claudinho, Marcel e Jonathan Silva; Miqueias, Eduardo Person e José Aldo; Vinícius Paiva, Salatiel e Pablo Diogo. Técnico: Alberto Valentim

São Paulo

Rafael, Igor Vinícius, Arboleda, Diego Costa (Ferraresi) e Welington; Alisson, Bobadilla e Lucas; Luciano (Ferraresi), Calleri e Ferreira. Técnico: Thiago Carpini

Motivo: 12ª rodada do Campeonato Paulista
Data e horário: 10 de março de 2024, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP)

Transmissão
Record TV e Paulistão Play (streaming)

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.