Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Com direito a gol de James, São Paulo atropela Inter de Limeira e encerra jejum

Tricolor bate rival por 3 a 0 e põe fim a sequência de quatro partidas sem vencer no Paulistão; resultado leva equipe de volta à liderança do grupo D

A Arena Mané Garrincha, em Brasília, no Distrito Federal, ficou tomada com as três cores do São Paulo, na noite desta quarta-feira (28), para ver a equipe romper com o jejum de vitórias. Após quatro jogos, o Tricolor voltou a triunfar no Campeonato Paulista ao bater a Inter de Limeira por 3 a 0, em jogo atrasado da quinta rodada da competição.

Com os gols de Ferreira, Luciano e James Rodríguez, que estreou na temporada jogando bem ao sair do banco de reservas, o Tricolor reassumiu a liderança do grupo D e chega mais leve para o clássico com o Palmeiras, neste domingo (3).

Ironicamente, o resultado também salvou o Corinthians de uma eliminação precoce no Estadual. A equipe alvinegra, contudo, precisa de uma combinação de resultados para avançar.

Como fica a classificação

A vitória sobre a Inter de Limeira deixou o Tricolor com os mesmos 18 pontos do Novorizontino, porém a equipe do técnico Thiago Carpini leva a melhor no saldo de gols (7 x 4) para ficar com a liderança da chave D.

Já a Inter segue viva na disputa por uma vaga nas quartas de final. A equipe está na segunda posição do grupo C, com 14 pontos, e está a frente do Mirassol, terceiro colocado, pelo número de vitórias (4 x 3).

Próximos jogos

O São Paulo volta a campo para encarar o líder geral da competição Palmeiras às 20h (de Brasília), deste domingo (3), no MorumBis. É o primeiro jogo depois da conquista tricolor em cima do rival na Supercopa Rei.

A Inter de Limeira recebe o Ituano, às 20h deste sábado (2), no Major Levy Sobrinho.

Os dois jogos são válidos pela 11ª e penúltima rodada da primeira fase do Paulistão.

Primeiro tempo

O São Paulo voltou a ter Lucas e Wellington Rato como titulares, mas nem tudo estava no lugar que costumava estar.

O técnico Thiago Carpini também optou por manter Ferreira na equipe, e essa decisão forçou Lucas a jogar centralizado na criação.

Tem a bola, mas não cria

Com esse desenho, o São Paulo ficou com a bola na etapa inicial. Até pareceu que iria se impor diante da Inter de Limeira, mas era só um ensaio.

Sem aproximação entre os homens de ataque, a equipe tricolor se limitou a chutes de longe. Foi assim com Pablo Maia e o próprio Lucas, que se esforçou demais e fez um papel que não é o seu naturalmente com qualidade.

Inter de Limeira rápida no gatilho

A equipe do interior paulista, por sua vez, dava o campo para o São Paulo, mas estava pronta para dar o bote no contra-ataque.

Assim, criou duas oportunidades com o centroavante Quirino. Chances que foram mais claras do que as criadas pelo time de Carpini até então.

Ansiedade atrapalha

Aos 41 minutos, quando parecia que não havia alternativas, Wellington Rato recebeu de presente uma saída de bola errada do rival.

E o que ele fez? Sozinho, chutou rapidamente com a perna direita e, na precipitação, a bola foi para fora.

São Paulo consegue abrir o placar

Carpini, então, decidiu inverter a posição dos pontas, forçando uma movimentação que não havia no ataque. Acabou premiado.

Na primeira jogada trabalhada, Ferreira, pela direita, tocou para Lucas, que devolveu.

O atacante teve a tranquilidade que ainda não havia encontrado. Ajeitou a bola, enganando a marcação, e colocou para dentro já aos 47 minutos, no primeiro gol dele pelo Tricolor.

Segundo tempo

Ferreira no modo turbo

Na volta do intervalo, Carpini manteve a escalação e a configuração inicial do ataque. Ferreira voltou à ponta esquerda e infernizou a defesa rival.

Em cinco minutos, criou uma chance finalizada de calcanhar por Calleri e defendida pelo goleiro Max. Depois, ele arriscou um chute de esquerda, que também parou no goleiro.

James em ação

Quando o ritmo do ataque são-paulino caiu, James Rodríguez foi acionado em campo junto com Michel Araújo nas vagas de Lucas e Ferreira, até então, os melhores da partida.

No primeiro jogo na temporada do colombiano, ele assumiu o papel cerebral do setor ofensivo. Movimentou-se e tentou acelerar as jogadas com poucos toques.

Conexão James-Luciano

Com esse estilo de jogo, James tabelou com Luciano. O atacante ajeitou e largou um chute da entrada da área para ampliar o placar para 2 a 0, aos 40.

Colombiano quase marca

Pouco depois, James tabelou na ponta direita e chutou colocado. A bola passou perto da meta.

Sai o gol de James!

Aos 44, o quase virou gol. Depois de uma linda jogada individual de Luciano, James aproveitou o rebote e mandou de cabeça para o gol. Foi o terceiro gol do São Paulo. Um 3 a 0 que fez o Tricolor terminar o jogo em alta, com um resultado merecido, e que põe fim - ainda que por ora - à desconfiança sobre o time.

Inter de Limeira 0 x 3 São Paulo

Inter de Limeira

Max; Felipe Albuquerque (JP Galvão), Diego Jussani, Maurício e César; Émerson, Lucas Buchecha (Kauê) e Gustavo Bochecha; Éverton Brito (Albano), Quirino (Rafael Silva) e Andrew (Gabriel). Técnico: Júnior Rocha

São Paulo

Rafael; Igor Vinícius, Arboleda, Ferraresi (Diego Costa) e Welington (Patryck); Pablo Maia, Alisson, Wellington Rato (Luciano), Lucas (James) e Ferreira (Michel Araújo); Calleri. Técnico: Thiago Carpini

Gols
Ferreira (47min1ºT), Luciano (40min2ºT) e James (44min2ºT), do São Paulo

Cartões amarelos
Diego Jussani, JP Galvão (Inter de Limeira); Alisson, Calleri, James (São Paulo)

Motivo: quinta rodada do Campeonato Paulista
Data e horário: 28 de fevereiro de 2024, às 21h35 (de Brasília)
Local: Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF)

Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho
Árbitro de vídeo: Gustavo Rodrigues de Oliveira

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.
Leia mais