Ouvindo...

Cruzeiro e Atlético se enfrentam em clássico decisivo no Campeonato Mineiro

Time celeste pode garantir vaga nas semifinais do estadual, enquanto o Alvinegro pode dar passo importante por classificação

Cruzeiro e Atlético se enfrentam neste domingo (9), às 16h (de Brasília), no Mineirão, pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro. O time celeste, mandante na partida, terá forte apoio de seu torcedor. O duelo pode marcar a classificação da Raposa ou um passo importante do Galo pela vaga na semifinal.

O clássico deste fim de semana reunirá apenas a torcida celeste no estádio, e mais de 61.500 ingressos foram vendidos. Dessa forma, novo recorde de público no Gigante da Pampulha deve ser registrado.

Os ingressos para o duelo entre Cruzeiro e Atlético se esgotaram nessa sexta-feira (7), conforme anunciado pelo clube celeste. Em relação à quantidade de bilhetes vendidos, a Minas Arena, empresa que administra o Mineirão, informou que 61.584 bilhetes foram colocados à disposição dos torcedores.

Recorde de público anterior

O atual recorde de público do Gigante da Pampulha é de 61.583 torcedores, registrado também em um clássico entre Cruzeiro e Atlético. Na ocasião, os arquirrivais empataram por 0 a 0, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2024.

Situação na tabela de classificação

Cenário do Cruzeiro

O Cruzeiro lidera o Grupo C com 11 pontos em seis jogos. O time celeste tem 99,67% de chances de se classificar às semifinais do Campeonato Mineiro, de acordo com o site “Probabilidades do Futebol”, do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Com uma vitória, o Cruzeiro estará garantido na semifinal. O time celeste pode avançar até mesmo com empate ou derrota. Para que isso aconteça, o Aymorés não pode vencer o Democrata-GV, em casa, neste domingo.

Cenários do Alvinegro

O Atlético só depende dos seus resultados para se classificar para as semifinais do Campeonato Mineiro. O Galo não será eliminado mesmo que perca o jogo para o Cruzeiro. Os resultados desse sábado (8) possibilitaram essa perspectiva.

Uma vitória contra o Cruzeiro deixa o Galo na segunda colocação do Grupo A, com 13 pontos, empatado com o Tombense. Neste cenário, o Atlético precisa apenas vencer o Itabirito na última rodada para garantir a vaga.

Caso o clássico termine empatado, o Atlético seguiria na terceira colocação, com 11 pontos. Para classificar como líder, precisa vencer o Itabirito e torcer para que o Betim não vença o Athletic, fora de casa, e o Tombense seja derrotado pelo Villa Nova.

Já para classificar como melhor segundo, além de vencer o Itabirito, o Galo precisa torcer para que Betim e América não vençam os seus jogos - o Coelho recebe o Aymorés.

Mesmo com a derrota no clássico, o Galo ainda segue vivo. Para se classificar, o Alvinegro precisa vencer o Itabirito, e torcer para que Betim e América sejam derrotados. Contudo, um empate das duas equipes faz com que o Galo dependa de saldo de gols para se classificar.

O Cruzeiro

No clássico deste domingo, o Cruzeiro será comandado pelo técnico interino Wesley Carvalho pela última vez. Nesse sábado, o português Leonardo Jardim, novo treinador do clube, desembarcou em Belo Horizonte. O europeu assinou contrato com a Raposa até 2026.

Leonardo Jardim estará no Mineirão para acompanhar Cruzeiro x Atlético em um dos camarotes do Gigante da Pampulha. A estreia do treinador no comando da equipe azul deve acontecer na próxima quarta-feira (12), contra o Democrata-GV. Essa partida será na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

O interino Wesley Carvalho tem uma baixa por lesão para o clássico. O zagueiro João Marcelo está fora por tempo indeterminado. O camisa 43 passou por cirurgia nessa quinta-feira (6) para corrigir lesões multiligamentares associadas a lesões meniscais.

Kaio Jorge pode seguir como desfalque. O atacante segue acompanhado pelo departamento de saúde e performance por causa de dores no tendão de um dos pés. O jogador fez atividades físicas no gramado, ainda separado dos demais companheiros.

As dúvidas ficam no ataque. Eduardo e Marquinhos brigam por uma vaga, mas podem até mesmo jogar juntos. Isso porque Dudu se machucou no treino desse sábado e é dúvida para o duelo no Gigante da Pampulha.

O Atlético

O técnico Cuca tem uma dúvida para o clássico deste domingo: o atacante Tomás Cuello. Com entorse no tornozelo direito, o argentino fez atividades na fisioterapia durante a semana e tem participação incerta no clássico.

O atacante se lesionou no primeiro tempo da vitória por 1 a 0 sobre o Athletic, em duelo da sexta rodada do Mineiro, também disputada no Gigante da Pampulha

Baixa certa no Galo é a do atacante Júnior Santos. Expulso nos acréscimos do jogo contra o Esquadrão de Aço, o camisa 37 terá que cumprir suspensão no clássico. Este seria o quarto jogo do principal reforço atleticano para a temporada.

Caso Cuello não entre em campo, Cuca terá que repensar a montagem dos onze que iniciam o clássico. Há a possibilidade que coloque mais um volante e aproxime Gustavo Scarpa de Hulk no setor ofensivo.

Neste cenário, Otávio entraria no time e formaria dupla com Alan Franco no meio de campo. Contudo, Cuca também tem Deyverson, Bernard e Brahian Palacios para definir dupla para Hulk.

Cruzeiro x Atlético

Cruzeiro

Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Marlon (Kaiki); Lucas Romero, Matheus Henrique, Matheus Pereira, Marquinhos (Eduardo); Dudu e Gabigol. Técnico interino: Wesley Carvalho

Atlético

Everson; Natanael; Lyanco, Júnior Alonso, Guilherme Arana; Otávio (Cuello), Alan Franco, Gabriel Menino, Rubens; Scarpa; Hulk. Técnico: Cuca

Motivo: 7ª rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: 9 de fevereiro de 2025, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva
VAR: Rodolfo Toski Marques
Transmissão: A Itatiaia transmitirá a partida no rádio (95.7 FM, em Belo Horizonte e Região Metropolitana, e 610 AM) e exibirá a jornada esportiva no YouTube. Assista, ao vivo, abaixo.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Henrique André é repórter multimídia e setorista do Atlético na Itatiaia. Acumula passagens por Uol Esporte, Jornal Hoje em Dia e outros veículos. Participou da cobertura de grandes eventos, como Copas do Mundo (2014-18) e Olimpíada (2016-2021).
Leia mais