Ouvindo...

Campeonato Gaúcho: candidatos ao título, principais contratações e onde assistir

Competição começa neste sábado (20), e tem término previsto para o dia 7 de abril

Tricolor conquistou o hexacampeonato em 2023

O Campeonato Gaúcho 2024 começa neste sábado (20) em um novo formato. Agora, a competição terá também a fase de oitavas de final. A disputa inicia com os 12 times se enfrentando em um sistema de pontos corridos em turno único.

Depois, os oito melhores avançam às quartas de final, os vencedores para as semis e os finalistas para a decisão do estadual, marcada para o dia sete de abril (domingo). Os últimos dois colocados da primeira fasesão rebaixados para a Divisão de Acesso.

As 12 equipes são: Grêmio, Inter, Caxias, Juventude, São José, Ypiranga, Avenida, São Luiz, Brasil de Pelotas, Novo Hamburgo, Guarany e Santa Cruz.

Além da própria taça do Gauchão em si, a competição ainda tem o título de Campeão do Interior, que será daquele clube fora dupla GreNal que fizer a melhor campanha. O São José, de Porto Alegre, também concorre ao pleito. O Campeão e o vice estão fora da disputa.

Maiores Campeões

O maior campeão gaúcho ao longo dos 105 anos do Estadual é o Inter, com 45 títulos. Logo atrás vem o Grêmio com 42, e o Guarany de Bagé com dois. Completam a lista com um título cada: Brasil de Pelotas, Grêmio de Bagé, Americano, Cruzeiro, Pelotas, São Paulo, Farroupilha, Rio Grande, Grêmio Santanense, Rio Grande, Renner, Juventude, Caxias e Novo Hamburgo.

Postulantes ao título

O favorito ao título do Gauchão se divide em dois pontos: quem mais se reforçou, o Colorado, e quem conquistou mais títulos recentemente, o Tricolor.

O Grêmio defende o seu heptacampeonato estadual em 2024. Na última temporada, com o brilho de Luis Suárez, o time de Renato Portaluppi conquistou o hexacampeonato. No entanto, nesta temporada, a janela de transferências foi bem menos expressiva, e a direção vem sofrendo com críticas da torcida por conta dos reforços. Até o momento, o clube oficializou as chegadas de Soteldo, Dodi e Marchesín.

Já o Inter não vence o estadual desde 2016, ano de seu rebaixamento. No entanto, a direção colorada coloca a conquista do Gauchão como primeiro objetivo de 2024. E para tanto, o Colorado se reforçou bem nesta janela de transferências. Até o momento, o clube já oficializou as chegadas de Robert Renan, Hyoran, Ivan, Lucas Alário e Borré.

O último, no entanto, ainda não desembarcou em Porto Alegre e pode chegar apenas para o segundo semestre. Na Alemanha, a direção tenta a liberação de Borré com o Werder Bremen, apesar de já ter concluído a negociação com o Eintracht Frankfurt, que detinha seus direitos.

Afora a dupla Gre-Nal, o Juventude, que está de volta à Série A, o Caxias, e o Ypiranga têm incomodado os times da capital nas últimas edições da competição, e correm por fora na briga pelo Estadual.

Vagas nas competições nacionais

Três vagas serão destinadas para a Série D para os três melhores classificados na primeira fase, que já não estejam nas Séries A, B e C.

Participantes

  • Avenida
  • Brasil de Pelotas
  • Caxias
  • Grêmio
  • Guarany de Bagé
  • Internacional
  • Juventude
  • Novo Hamburgo
  • Santa Cruz
  • São José
  • São Luiz
  • Ypiranga

Objetivo de cada equipe

Abaixo, a Itatiaia traz uma lista com o objetivo, curiosidades e as principais contratações de cada uma das equipes para o Campeonato Gaúcho de 2024, que começa neste sábado (20).

Avenida

Em 2024, o Avenida busca repetir a mesma campanha dos últimos dois anos, onde a equipe terminou entre os nove primeiros colocados. Além do Gauchão, nesta temporada o Avenida vai disputar a Série D. A direção promoveu a manutenção do técnico Márcio Nunes e contratou 23 novos atletas.

Brasil de Pelotas

O Xavante chega em 2024 com uma equipe totalmente reformulada. O time da zona Sul do estado contratou o técnico Fabiano Daitx, e manteve apenas dois atletas da última disputa do Gauchão: Rafael Dumas e Herisson.

Caxias

O atual vice-campeão da competição quer repetir o mesmo feito, e se possível, até mais. Depois de ir para a final com o Grêmio no ano passado, o Caxias manteve a base da equipe e ainda contratou oito novos jogadores.

Grêmio

Atual campeão gaúcho, o Grêmio busca o heptacampeonato em 2024. É claro, com um prognóstico menos favorável nesta temporada. Se em 2023, o Tricolor voou com o bom futebol do craque Luis Suárez, neste ano a direção pena para encontrar um substituto. O baixo número de reforços, três até aqui, tem irritado os gremistas. Ao todo, o Tricolor oficializou as chegadas do goleiro Marchesín, do volante Dodi e do atacante Soteldo.

Guarany de Bagé

Vice-campeão da Divisão de Acesso, o Guarany retorna à elite do futebol gaúcho em 2024. Para a disputa do Estadual, a direção promoveu melhorias no estádio Estrela D’Alva e anunciou 21 novos jogadores.

Internacional

Com um jejum de oito anos sem conquistar o Campeonato Gaúcho, o Colorado se reforçou fortemente para conquistar a competição. Voltar a vencer o Estadual é o primeiro objetivo do Inter em 2024. Com a manutenção da equipe semifinalista da Copa Libertadores de 2023, o clube trouxe mais cinco reforços importantes. Robert Renan, Hyoran, Ivan, Lucas Alário e Borré.

O último, no entanto, ainda não desembarcou em Porto Alegre e pode chegar apenas para o segundo semestre. Na Alemanha, a direção tenta a liberação de Borré com o Werder Bremen, apesar de já ter concluído a negociação com o Eintracht Frankfurt, que detinha seus direitos.

Juventude

Após o acesso para a Série A, o Papo tinha tudo para disputar um grande Gauchão neste ano. Porém, a saída do técnico Thiago Carpini, que foi para o São Paulo, se tornou um balde de água fria. O clube da Serra também não conseguiu renovar com parte dos seus jogadores. Porém, agora aposta na experiência de Roger Machado para recuperar a equipe.

Novo Hamburgo

Com 13 novos jogadores, o Nóia promoveu a manutenção do técnico Edinho Roa na equipe. Além da disputa do Gauchão, o Novo Hamburgo também disputa a Série D em 2024.

Santa Cruz

Depois de onze anos, o Santa Cruz está de volta à elite do futebol Gaúcho. Para a disputa, a direção apostou em jogadores experientes como Marcelo Pitol, Thiago Salles e Bruno Collaço.

São José

Depois de quase subir para a Série B em 2023, o São José mira uma boa campanha no Estadual neste ano. No entanto, o time também passou por uma mudança importante com a saída do técnico Thiago Gomes, que foi para o Maranhão. Em seu lugar, China Balbino assumiu o time.

São Luiz

Para a disputa do Gauchão, o São Luiz mira uma campanha melhor do que a feita em 2024, quando escapou do rebaixamento. No entanto, posteriormente a equipe conquistou a Copa Rei Pelé, e agora também está na disputa da Recopa Gaúcha.

Ypiranga

Vice-campeão em 2022 e semifinalista em 2023, o Ypiranga continua olhando para o alto em 2024. O Carinho promoveu a manutenção do técnico Jerson Testoni para este ano e trouxe novos jogadores.

Primeira rodada do Campeonato Gaúcho 2024

  • Sábado (20), às 16h30 (de Brasília) - Caxias x Grêmio, no Centenário, em Caxias do Sul
  • Sábado (20), 19h (de Brasília) - Santa Cruz x Juventude, na Montanha dos Vinhedos, em Santa Cruz do Sul
  • Sábado (20) - 19h (de Brasília) - São José x São Luiz, no Passo D’Areia, em Porto Alegre
  • Sábado (20) - 19h (de Brasília) - Brasil-RS x Novo Hamburgo, no Bento Freitas, em Pelotas
  • Domingo (21) - 16h (de Brasília) - Inter x Avenida, no Beira-Rio, em Porto Alegre, (sem público por punição)
  • Domingo (21) - 19h (de Brasília) - Guarany x Ypiranga, no Estrela D’Alva, em Bagé

Onde assistir

O Campeonato Gaúcho, como de praxe, é sempre exibido pela RBS TV, afiliada da Rede Globo. O estadual é o principal produto do esporte da emissora gaúcha. Sportv e Premiere, ambos da Globo, também transmitem partidas da competição.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.