O Governo do Ceará definiu que a Arena Castelão, em Fortaleza, só poderá ter jogos a cada 66 horas. A portaria da Secretaria do Esporte, publicada nesta terça-feira (25), diz que a decisão visa preservar o gramado do equipamento que é administrado pelo Estado.
Isso vai fazer com que seja necessário modificar o calendário a curto prazo de jogos do Ceará e do Fortaleza. Fechado no início da temporada para uma reforma no gramado, a Arena Castelão receberia em oito dias cinco confrontos, o que causou preocupação sobre como o campo iria aguentar. O piso do principal estádio cearense foi criticado nos dois últimos anos, mas apresentou um bom estado neste início de 2025.
“Estabelecer o intervalo mínimo de 66 (sessenta e seis) horas ininterruptas entre as competições realizadas no estádio Plácido Aderaldo Castelo, com o viso de garantir o adequado manejo do gramado e a preservação das efetivas condições de uso do campo, com a consequente disponibilização do equipamento em plenas condições estruturais em todos os jogos”, informou a portaria.
Ainda no texto, o governo diz que na hipótese de “sobrevir o eventual agendamento coincidente de jogos na tabela, a definição de qual evento será realizado e/ou o ajuste de nova data caberá à entidade organizadora da respectiva competição, conforme a abrangência de jurisdição do respectivo campeonato”.
Ceará e Fortaleza disputam neste momento três competições: o Campeonato Cearense, organizado pela Federação Cearense de Futebol (FCF), e a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil, sob alçada da CBF. Ainda não houve um pronunciamento das entidades a respeito de mudanças em tabelas.
O estádio receberia a curto prazo partidas pelo Campeonato Cearense e pela Copa do Nordeste, alguns deles em dias consecutivos. O confronto entre Maracanã x Ceará, às 17h (de Brasília) do próximo domingo (2), seria no estádio Presidente Vargas, também na capital cearense, mas mudou porque o mandante almeja uma renda com valor maior, já que a capacidade de espectadores vai aumentar.
Veja os jogos em sequência que estavam marcados no Castelão:
- 2/3 (domingo) - Maracanã Ceará - 17h (de Brasília) - ida da semifinal do Cearense
- 5/3 (quarta-feira) - Fortaleza x Ferroviário - 19h (de Brasília) - fase de grupos da Copa do Nordeste
- 6/3 (quinta-feira) - Ceará x América-RN - 19h (de Brasília) - fase de grupos da Copa do Nordeste
- 8/3 (sábado) - Fortaleza x Ferroviário - 16h30 (de Brasília) - volta da semifinal do Cearense
- 9/3 (domingo) - Ceará x Maracanã - 17h (de Brasília) - volta da semifinal do Cearense
A Arena Castelão voltou a ser utilizada em 8 de fevereiro, no Clássico-Rei. O Ceará venceu o Fortaleza por 2 a 1, pelo Estadual. Depois disso, foram só dois jogos pela Copa do Nordeste: Fortaleza 1 x 2 Vitória e Ceará 1 x 1 Confiança.
Secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Chagas Vieira criticou antes da portaria, em uma rede social, a sequência de jogos que a Arena Castelão terá nos próximos dias. A administração do estádio pertence ao governo estadual.
“Estão querendo marcar cinco jogos em sete dias [são oito] na Arena Castelão. Inclusive jogos que poderiam ser no PV. E num período de chuvas intensas. Depois vêm reclamar da situação do gramado e toda crítica, inclusive nacional, recai sobre o Governo. Parceria é boa, quando é para os dois lados”, escreveu Vieira.