Ceará e Fortaleza tentam manter hegemonia recente do Clássico-Rei na decisão estadual

Desde 2018, somente uma vez a final do Cearense não teve o encontro dos grandes

Fortaleza e Ceará se enfrentaram pela última rodada da fase de grupos do Cearense

Desde 2018, somente uma vez, em 2022, a final do Campeonato Cearense não foi o Clássico-Rei. O Caucaia foi o intruso naquele ano, deixando o Ceará de fora e perdendo a decisão para o Fortaleza.

Veja a tabela do Campeonato Cearense

Nos dois próximos finais de semana, Vozão e Leão jogam as semifinais em busca da sétima final entre eles nas oito últimas edições do Estadual.

O Ceará encara o Maracanã, enquanto o Fortaleza fará o Clássico das Cores frente ao Ferroviário.

O Fortaleza venceu cinco, e o Ceará duas vezes as edições mais recentes. O atual campeão é o Vozão, que ganhou nas cobranças de pênaltis em 2024 e evitou o hexacampeonato do arquirrival.

Entre 2003 e 2017, em 15 torneios, por oito vezes houve um rival diferente na final. Atlético-CE, Ferroviário, Guarany de Sobral, Guarani de Juazeiro e Icasa foram finalistas contra um dos grandes, perdendo todas.

Veja datas e horários das semifinais do Cearense:

  • 1/3 (sábado) - 16h30 (de Brasília) - Ferroviário x Fortaleza - Presidente Vargas, em Fortaleza
  • 2/3 (domingo) - 17h (de Brasília) - Maracanã x Ceará - Arena Castelão, em Fortaleza
  • 8/3 (sábado) - 16h30 (de Brasília) - Fortaleza x Ferroviário - Arena Castelão
  • 9/3 (domingo) - 17h (de Brasília) - Ceará x Maracanã - Arena Castelão

Caso haja empate de pontos e saldo de gols após as duas partidas, a vaga na final será definida nas cobranças de pênaltis.

Os perdedores se enfrentarão em uma inédita disputa de terceiro lugar, em jogo único. Os vencedores jogarão as finais nos dias 15 e 22 de março.

Leia também

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.

Ouvindo...