No primeiro Clássico-Rei do ano, deu Ceará. Com um primeiro tempo eficiente, o Vozão venceu o Fortaleza por 2 a 1, neste sábado (8), na Arena Castelão, na capital cearense. O jogo fechou a fase de grupos do Campeonato Cearense.
Os gols foram de Lucas Mugni e Pedro Henrique, para o Ceará, e Lucero, de pênalti, para o Fortaleza.
Líderes de seus grupos, Fortaleza e Ceará estão classificados diretamente para as semifinais, que acontecerão nos finais de semana de 1º e 8 de março. Os rivais serão conhecidos após as quartas de final, que ocorrem nos dois próximos finais de semana (15 e 22 de fevereiro).
O Ceará aumentou para seis jogos sua invencibilidade sobre o maior rival, com quatro empates e duas vitórias. O Fortaleza não ganha o Clássico-Rei desde 1º de abril de 2023, na decisão daquele Cearense, quando fez 2 a 1.
Serão ao menos mais dois confrontos em 2025, pela Série A do Brasileiro, mas que podem ter outros seis, a depender das campanhas no Estadual (pode ser a final), na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste.
O Fortaleza perdeu a invencibilidade e os 100% de aproveitamento na temporada. O time tinha vencido os seis jogos que havia feito, com 16 gols e um gol sofrido até este sábado.
Jogo quente
Lucas Mugni comandou o Ceará no primeiro tempo. O camisa 10 fez um golaço, logo aos 15 minutos, cobrando falta da lateral por cima do goleiro João Ricardo. O Vozão pressionava o Leão no meio de campo, impedindo a transição rápida característica do time de Juan Pablo Vojvoda.
Com a vantagem, o Ceará desceu as linhas e passou a contra-atacar. E Mugni apareceu de novo. O argentino fez jogada pelo lado esquerdo, passou por Pol Fernández e jogou na área. Aylon não conseguiu a finalização, mas Pedro Henrique apareceu e tocou a bola o
para o gol.
O Ceará perdeu algumas chances de fazer o terceiro, e deixou o Fortaleza crescer. Aos 25 minutos, Lourenço derrubou Marinho na área. Lourenço converteu o pênalti dois minutos depois.
Próximos jogos
No meio da próxima semana, os rivais entram em campo pela Copa do Nordeste. Na terça-feira (11), o Fortaleza visita o Altos, em Teresina, pela terceira rodada. O jogo pelo Grupo A será às 21h30 (de Brasília).
Na quarta-feira (12), o Ceará recebe na Arena Castelão o Confiança-SE, às 19h (de Brasília), pelo Grupo B.
Fortaleza 1 x 2 Ceará
Fortaleza
João Ricardo; Eros Mancuso (Tinga), Kuscevic (Diogo Barbosa), Brítez e Bruno Pacheco; Zé Welison, Pol Fernández (Yago Pikachu) e Pochettino (Calebe); Marinho, Lucero e Moisés (Breno Lopes). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Ceará
Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Ramon Menezes (Willian Machado), Marllon e Matheus Bahia; Richardson (Dieguinho), Fernando Sobral (Lourenço) e Lucas Mugni (Rômulo); Fernandinho, Pedro Henrique (Galeano) e Aylon. Técnico: Léo Condé.
Gols
Lucero (27min2ºT), de pênalti, para o Fortaleza
Lucas Mugni (15min1ºT), Pedro Henrique (24min1ºT) para o Ceará
Cartões Amarelos
Mancuso (Fortaleza), Pedro Henrique, Lucas Mugni, Fernando Sobral, Aylon, Richardson (Ceará)
Público total: 42.464 presentes
Renda bruta: R$ 1.284.370,00
Motivo: 5ª rodada da fase de grupos do Campeonato Cearense
Data e horário: 8 de fevereiro de 2025 (sábado), às 16h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan (Fifa-SP)
Auxiliares: Victor Hugo Imazu dos Santos (Fifa-PR) e Gizeli Casaril (Fifa-SC)