Ouvindo...

Times

St. Pauli, da Alemanha, retorna à Bundesliga após 13 anos

Time da cidade de Hamburgo garantiu acesso à primeira divisão do futebol alemão de forma antecipada; torcida invadiu o campo após a partida

O St. Pauli garantiu retorno à Bundesliga neste domingo (12), após vitória por 3 a 1 sobre o Vfl Osnabrück, no Millerntor-Stadion. Com o triunfo, o time da cidade de Hamburgo, líder da competição, está de volta à elite do futebol alemão depois de 13 anos. O Holstein Kiel, 2º colocado, também está garantido na Primeira Divisão.

Com apenas uma rodada restante, o clube ainda pode ser campeão e depende apenas de si para garantir o título. O St. Pauli é o 1º colocado da ‘segundona’, com 66 pontos, e caso vença sua última partida contra o Wehen Wiesbaden, fora de casa, conquistará o título. Em caso de empate ou derrota, terá que torcer por um tropeço do Holstein Kiel, que com 65 pontos, está a apenas um de diferença dos Piratas.

Após o apito final, a torcida invadiu o gramado para celebrar o retorno. A última vez que o St. Pauli havia disputado a Bundesliga havia sido em 2011, ano em que foi rebaixado na última colocação. Na Alemanha, apenas os 2 primeiros clubes se classificam de forma direta à primeira divisão, já o 3º jogará um playoff de acesso contra o 16º colocado da Bundesliga.

O acesso foi ainda mais especial para os Piratas, já que o maior rival da equipe, o Hamburgo, não consegiu o acesso e jogará a segunda divisão pela 7ª vez consecutiva.

Time ‘de esquerda’

O St. Pauli é declarado abertamente ‘de esquerda’ no espectro político e social. De acordo com o próprio estatuto do clube, estão proibidas quaisquer manifestações neonazistas, fascistas, homofóbicas e sexistas. Na arquibancada, é comum ver bandeiras anarquistas e da comunidade LGBTQIAP+, que também estampa a faixa de capitão do time.

Além disso, os Piratas valorizam fortemente os laços com sua torcida e origens do bairro homônimo ao clube. O St Pauli conta, no momento, com mais de 30 mil sócios-proprietários.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista em formação pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports
Leia mais