Ouvindo...

Cruzeiro enfrenta o Vitória de olho na liderança antes da pausa no Brasileiro

Se vencer o vitória, Cruzeiro pode ultrapassar o Flamengo e se tornar líder do Brasileirão

Carpini e Leonardo Jardim ficarão frente a frente em duelo que vale a liderança do Brasileiro para o Cruzeiro

O Cruzeiro duela com o Vitória nesta quinta-feira (12), às 19h (de Brasília), no Barradão, em Salvador, na Bahia, em jogo da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida vale a chance da liderança ao time celeste. Para isso, a equipe de Leonardo Jardim precisa vencer o Leão fora de casa.

Na segunda colocação com 23 pontos, o Cruzeiro chegaria aos 26 em caso de triunfo em cima do Vitória. Dessa forma, ultrapassaria o Flamengo, que tem 24 e não jogará nesta semana. O Rubro-Negro carioca já está focado no Mundial de Clubes da Fifa.

Se o Cruzeiro luta para ser o primeiro lugar, o Vitória briga na parte inferior da tabela. A equipe baiana quer a vitória para fugir das proximidades da zona de rebaixamento.

O Vitória é o 16º colocado com 10 pontos, mesma pontuação do Fortaleza, primeiro time do Z4.

O Cruzeiro

Na última partida da equipe antes da pausa no calendário para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, o técnico Leonardo Jardim terá que mudar o time titular do Cruzeiro. Pelo menos duas alterações devem ser feitas na equipe.

Contra o Rubro-Negro de Salvador, Jardim não poderá contar com o meio-campista Christian, um dos pilares do time. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória por 2 a 1 e, cima do Palmeiras, na 11ª rodada do Brasileirão, no dia 1º de junho.

Para essa vaga aberta no meio de campo, brigam Eduardo, Rodriguinho, Murilo Rhikman. Caso queira, Leonardo Jardim poderia até apostar no atacante Marquinhos.

No setor defensivo, Jardim terá o importante retorno do zagueiro Lucas Villalba. O argentino cumpriu suspensão no triunfo sobre o Palmeiras. Dessa forma, o defensor deve retomar uma vaga no 11 inicial, com Jonathan Jesus indo para o banco de reservas.

Um ponto de atenção fica na lateral direita. Fagner ficou fora da partida contra o Palmeiras por questões físicas. Caso ele volte ao time, recuperaria a posição, ocupada por William.

Dúvida no time

Como o Cruzeiro adotou o mistério total nos últimos dias e não deu detalhes sobre os treinamentos na Toca da Raposa II, o atacante Kaio Jorge fica como dúvida para o confronto com o Vitória. O jogador foi poupado durante a semana por precaução, seguindo um cronograma de gestão física aplicados ao elenco.

Caso fique fora do duelo desta quinta-feira, Kaio Jorge pode ser substituído por Gabigol. Outras opções seriam Lautaro Díaz, Bolasie, Marquinhos ou Kaique Kenji.

O Vitória

O Vitória deixou a zona de rebaixamento ao empatar sem gols com o Corinthians na última rodada, a primeira e única partida até aqui em que a defesa não foi vazada na atual edição do Campeonato Brasileiro. Apesar disso, o Rubro-Negro carrega uma sequência de três jogos sem vencer na competição.

Além do empate com o Corinthians, são duas derrotas diante de Bahia e Santos, resultados que deixam o Leão da Barra na 16ª colocação, com 10 pontos, mesma pontuação do Fortaleza, primeiro time dentro do Z4.

O técnico Thiago Carpini tem alguns desfalques importantes para encarar o Cruzeiro. O zagueiro Lucas Halter, o volante Ricardo Ryller e o atacante Janderson serão desfalques por suspensão. O trio recebeu o terceiro cartão amarelo no último jogo.

Além desses, o treinador não poderá contar com o zagueiro ex-Cruzeiro Neris, e com o atacante Fabri. Ambos estão em tratamento de lesões. O lateral-direito Raul Cáceres, ainda em transição do departamento médico para a preparação física, deve ficar fora da partida.

Por outro lado, Carpini ganha o reforço de dois jogadores que se recuperaram de lesão e estão à disposição: o volante Willian Oliveira, ex-Cruzeiro, e o atacante Osvaldo. O primeiro deve ficar como opção no banco de reservas, enquanto o segundo tem chance de começar entre os titulares.

Vitória x Cruzeiro

Vitória

Lucas Arcanjo; Claudinho, Edu, Zé Marcos e Jamerson; Gabriel Baralhas, Ronald e Matheuzinho; Erick, Osvaldo (Lucas Braga) e Renato Kayzer. Técnico: Thiago Carpini.

Cruzeiro

Cássio; William (Fagner), Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Eduardo (Marquinhos) e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim.

Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 12 de junho de 2025, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Alex Gomes Stefano (CBF/RJ)
Assistentes: Luiz Claudio Regazone (CBF/RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (CBF/RJ)
Transmissão: A Itatiaia transmite a partida no rádio (95.7 FM e 610 AM) e nos canais Itatiaia e Itatiaia Esporte no Youtube. Na TV a partida terá transmissão nos canais Premiere e SporTV.

Leia também

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.