O
O camisa 10 do Peixe tinha cartão amarelo e marcou um gol de mão. Segundo análise da arbitragem, Neymar teve a intenção de balançar as redes de forma irregular, o que gerou a expulsão.
Com a vitória, o Botafogo encurtou a distância de pontos para os integrantes do G6. Enquanto isso, o Santos permanece na zona do rebaixamento.
O Glorioso volta a jogar nesta quarta-feira (4), contra o Ceará, pelo Brasileirão. A próxima partida do Peixe será contra o Fortaleza, no dia 12 de junho, após a Data Fifa.
Primeiro tempo intenso
A partida ficou marcada pela intensidade de ambas as partes, que optaram por acelerar o jogo. O Santos foi mais propositivo e manteve a bola no campo de ataque, com jogadores técnicos na armação (Neymar, Barreal e Rollheiser). Apesar de atacar menos, o Botafogo apostou nas transições e contra-ataques diante da defesa santista, que estava em inferioridade numérica pelo time atuar avançado.
Santos cresce e assusta
As melhores chances do segundo tempo foram do Santos. O goleiro John fez grande defesa em finalização de Barreal, que acertou a trave em outra oportunidade. Além disso, o zagueiro David Ricardo tirou uma bola em cima da linha do gol.
Neymar era participativo até a expulsão
Neymar teve atuação com maior participação coletiva do que individual, sendo figura ativa na criação de jogadas para os companheiros finalizarem. No entanto, na reta final do segundo tempo, fez gol com a mão propositalmente e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso.
Neymar foi expulso em jogo do Santos
Renato Paiva solta o Botafogo
O Botafogo abandonou os contra-ataques e se lançou ao setor ofensivo após a expulsão de Neymar. Pressionando, conseguiu abrir o placar com Artur, que fez cruzamento rasante e enganou o goleiro Gabriel Brazão, colocando a bola para o fundo das redes.
Santos 0 x 1 Botafogo
Escalação do Santos
Gabriel Brazão; Escobar, Zé Ivaldo, João Basso e Souza; Tomás Rincón (Diego Pituca), Zé Rafael (Deivid Washington) e Neymar; Rollheiser (Gabriel Bontempo), Guilherme e Barreal (Tiquinho Soares). Técnico: Cléber Xaxier.
Escalação do Botafogo
John; Vitinho (Elias Manoel), Jair, David Ricardo e Alex Telles (Mateo Ponte); Gregore, Marlon Freitas e Allan (Santiago Rodríguez); Artur, Savarino (Mastriani) e Rwan Cruz (Nathan Fernandes). Técnico: Renato Paiva.
Gols
- Artur (41 minutos/2ºT)
Cartões amarelos
- Escobar e Zé Ivaldo (Santos); Mastriani e Alex Telles (Botafogo)
Cartão vermelho:
- Neymar (Santos)
- Motivo: 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
- Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
- Data: 1º de junho de 2025 (domingo)
- Horário: 16h (de Brasília)
- Arbitragem: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
- Assistentes: Douglas Pagung (ES) e Pedro Amorim de Freitas (ES)
- VAR: Daniel Nobre Bins (RS)