Ouvindo...

Cruzeiro domina, bate o Fortaleza e entra na briga pela liderança do Brasileirão

No Castelão, Cruzeiro foi dono das ações na vitória sobre o Fortaleza que deixou o time a 2 pontos do líder Palmeiras

Kaio Jorge comemora gol do Cruzeiro contra o Fortaleza pelo Brasileirão de 2025

O Cruzeiro jogou bem, venceu o Fortaleza e entrou de vez na briga pela liderança do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (25), a equipe do técnico Leonardo Jardim dominou o adversário e bateu o Leão do Pici por 2 a 0, na Arena Castelão, no Ceará, pela 10ª rodada da competição nacional.

Os gols da partida foram marcados pelo atacante Kaio Jorge e o volante Lucas Silva, ambos no primeiro tempo.

Cruzeiro amplia invencibilidade

O resultado positivo faz o Cruzeiro ampliar sua invencibilidade na temporada. Agora, são nove jogos sem perder no ano, com sete vitórias e dois empates.

Próxima partida vale a liderança

Com a vitória, o Cruzeiro chegou aos 20 pontos e se manteve na terceira colocação. O time celeste tem dois pontos a menos do que o líder Palmeiras, seu próximo adversário no Brasileirão.

Mineiros e paulistas se enfrentam no dia 1º de junho (domingo), às 19h30 (de Brasília), no Mineirão, na 11ª rodada.

Contra o Palmeiras, o Cruzeiro pode chegar à liderança da competição. Para isso, terá que vencer o Verdão e torcer por um tropeço do vice-líder Flamengo.

O Rubro-Negro tem 21 pontos e receberá o Fortaleza, no Maracanã, no Rio de Janeiro, também no domingo, mas às 18h30 (de Brasília).

O jogo

O Cruzeiro entrou em campo e nem parecia que estava fora de casa. O time do técnico Leonardo Jardim dominou as ações da partida, teve mais posse de bola e acuou totalmente o Fortaleza.

No primeiro tempo, o Cruzeiro “amassou” o adversário e teve inúmeras chances de gol. De tanto produzir ofensivamente, a equipe celeste foi premiada com dois gols.

O primeiro com o atacante Kaio Jorge, aos 33 minutos da etapa inicial. O segundo dos pés do volante Lucas Silva, aos 40 minutos.

O volume ofensivo cruzeirense foi muito maior do que o produzido pelo adversário. Dessa forma, o placar só em 2 a 0 nos primeiros 45 minutos, fez o Fortaleza “ficar no lucro”.

Na segunda etapa, o Fortaleza melhorou e fez o Cruzeiro diminuir o seu ímpeto. O Leão do Pici, que não havia assustado na etapa número um, mudou completamente a situação na parte final.

Os donos da casa aumentaram sua produtividade e passaram a ocupar mais o campo defensivo do Cruzeiro. Apesar disso, pararam na forte marcação celeste, e perderam mais uma no Brasileirão.

Torcida grita olé

Na reta final do segundo tempo, a torcida do Cruzeiro que marcou presença na Arena Castelão gritou “olé" a cada toque dos jogadores celestes.

Os gols

Aos 33 minutos do primeiro tempo, Lucas Romero tocou para Gabigol na entrada da área. De primeira, o camisa 9 toca para Kaio Jorge, que bate de esquerda para marcar: 0 a 1.

Aos 40 minutos do primeiro tempo, Lucas Silva recebeu o passe na área. Gabigol confundiu a marcação do Fortaleza e limpou o espaço para o volante, que cortou para o meio e finalizou de perna esquerda: 0 a 2.

Fortaleza 0 x 2 Cruzeiro

Fortaleza

João Ricardo, Tinga, Kuscevic, Gustavo Mancha e Diogo Barbosa (Mancuso); Pol Fernández (Pedro Augusto), Zé Welison (Calebe) e Martínez (Pochettino); Yago Pikachu, Breno Lopes (Lucca Prior) e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda

Cruzeiro

Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero (Murilo Rhikman), Lucas Silva, Christian (Lautaro Díaz); Marquinhos (Bolasie), Gabigol (Eduardo) e Kaio Jorge (Kaique Kenji). Técnico: Leonardo Jardim.

Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 25 de maio de 2025 (domingo), às 20h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Gols: Kaio Jorge (33min1T), Lucas Silva (40min1T)
Cartão amarelo: Martínez, Pedro Augusto (FOR); Villalba (CRU)
Cartão vermelho: Pedro Augusto (FOR)

Leia também

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.