O Grêmio venceu o Bahia por 1 a 0, na manhã deste domingo (25), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol do Tricolor Gaúcho foi marcado por Braitwhite, de pênalti.
A marcação da penalidade gerou muita reclamação por parte do Bahia. O lance foi revisado pelo VAR, mas o árbitro manteve a decisão de campo.
Com a vitória, o Grêmio se distancia da zona de rebaixamento do Brasileirão. Agora, o time gaúcho está provisoriamente 12ª posição, com 12 pontos. O Bahia está no sétimo lugar, com 15 pontos.
As duas equipes agora ‘viram a chave’ para os compromissos durante a semana. O Grêmio recebe o Sportivo Luqueño-PAR na quinta-feira (29), às 19h (de Brasília) pela Copa Sul-Americana, enquanto o Bahia visita o Internacional, na quarta-feira (28), às 19h.
Pelo Brasileirão, Grêmio e Bahia voltam a jogar apenas no próximo fim de semana. O Tricolor Gaúcho visitará o Juventude no dia 1º de junho, domingo, às 16h. Já os baianos recebem o São Paulo no sábado (31), às 18h30.
O jogo
Grêmio e Bahia protagonizaram um primeiro tempo movimentado neste domingo. A etapa inicial teve alternância no controle da partida, boas chances de gol para ambos os lados e terminou empatada sem gols.
A equipe mandante começou melhor e controlou os primeiros 15 minutos, pressionando no campo ofensivo. As principais chegadas vieram com Dodi, Amuzu - em duas finalizações perigosas - e Braithwaite, que desperdiçou grande chance dentro da pequena área após cruzamento da direita, já nos minutos finais.
O Bahia, no entanto, reagiu ainda no primeiro tempo e passou a dominar as ações. Lucho Rodríguez teve duas boas oportunidades, e a equipe quase abriu o placar em uma bola parada de Juba, defendida por Volpi. Na sequência do lance, Gilberto finalizou e a defesa cortou. No segundo rebote, David Duarte mandou para fora.
Nos minutos finais, o Bahia permaneceu no campo de ataque, mas não conseguiu transformar a pressão em gol. O empate parcial refletiu o equilíbrio e a intensidade dos primeiros 45 minutos.
O segundo tempo começou com nova dose de polêmica. Logo nos primeiros minutos, Cristaldo lançou Braithwaite, que caiu dentro da área após dividida com o goleiro Marcos Felipe. O árbitro assinalou pênalti e, mesmo após revisão no VAR, manteve a marcação. Aos 15 minutos, o atacante dinamarquês cobrou no centro do gol e deslocou o goleiro para abrir o placar.
Atrás no marcador, o Bahia partiu com tudo para o ataque. Juba quase empatou ao cobrar escanteio pela esquerda - a bola cruzou toda a pequena área após desvio, e Erick Pulga, livre, não conseguiu finalizar com precisão. A pressão seguiu até os minutos finais, mas o time baiano parou na defesa gremista e saiu de campo sem pontuar.
GRÊMIO 1 X 0 BAHIA
Grêmio
Tiago Volpi; Marlon, Kannemann, Wagner Leonardo e João Pedro (Ronald); Dodi e Villasanti; Francis Amuzu (Pavón), Franco Cristaldo (Gustavo Martins) e Cristian Olivera (Aravena); Martin Braithwaite (Arezo). Técnico: Mano Menezes
Bahia
Marcos Felipe; Luciano Juba, Santiago Mingo, David Duarte e Gilberto (Santiago Arias); Michel Araújo (Rodrigo Nestor), Caio Alexandre e Everton Ribeiro (Kayky); Erick Pulga, Luciano Rodríguez (Willian José) e Cauly (Iago Borduchi). Técnico: Rogério Ceni
Cartões Amarelos: Franco Cristaldo, Francis Amuzu, Cristian Pavón e Aravena (Grêmio); David Duarte, Santiago Mingo e Everton Ribeiro (Bahia)
Gols: Martin Braithwaite, aos 16 do 2ºT (Grêmio)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Data: 25 de maio de 2025 (domingo)
Horário: às 11h (de Brasília)
Público: 14.050 presentes
Renda: R$ 883.424,00
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo (RJ) e Thiago Henrique Neto (RJ)
VAR: Marco Aurélio Augusto (MG)
Com agências