Na partida que marcou o retorno de Neymar aos jogos após 42 dias, quem brilhou foi Samuel Xavier. O lateral-direito marcou um golaço, nos acréscimos da etapa final, e garantiu a vitória do Fluminense sobre o Santos por 1 a 0. A partida no Maracanã, no Rio de Janeiro, foi válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro.
O Fluminense, no terceiro jogo sob comando de Renato Gaúcho, foi mais incisivo e buscou mais o gol, mas teve dificuldades para concluir os lances durante os 90 minutos.
Recuperado de lesão muscular, Neymar iniciou o jogo no banco, sendo acionado por Pedro Caixinha na volta do intervalo. A entrada do camisa 10 não melhorou o desempenho do Peixe.
A classificação na Série A
Com o resultado, o Fluminense chega aos seis pontos e sobe na tabela da Série A. O Peixe, sem vencer e com apenas um ponto, está na zona de rebaixamento.
Os times voltam a campo na próxima quarta (16). O Santos recebe o Atlético na Vila Belmiro. O Fluminense visita o Corinthians na Neo Química Arena.
Fluminense domina ações
O time de Renato Gaúcho impôs o seu ritmo de jogo e dominou as ações ofensivas no primeiro tempo. O número de finalizações - nove do Tricolor contra duas do Santos - indicam o domínio.
O problema foi, justamente, a falta de capricho na hora de concluir os lances. Gabriel Brazão praticamente não foi exigido. Na melhor chance, aos 42, Cano cabeceou torto, para fora.
Arias foi bastante acionado pelo lado direito, enquanto Canobbio, duas vezes, pediu pênalti após choques com os zagueiros adversários. Felipe Fernandes de Lima mandou o jogo seguir.
Germán Cano teve atuação sem brilho - assim como os companheiros de ataque - diante do Santos
Peixe não consegue jogar
Do outro lado, o Santos pediu a expulsão de Cano por falta em Escobar, mas o árbitro aplicou o cartão amarelo. Nesta falta, Tiquinho Soares cabeceou por cima da meta de Fábio.
Foi a única vez que o time de Pedro Caixinha levou algum perigo ao rival. Do banco, Neymar assistiu ao Peixe com muitas dificuldades para trocar passes e chegar ao campo de ataque.
Neymar em ação
Caixinha fez logo três mudanças para a etapa final. Neymar, Soteldo e Deivid Washington entraram nos lugares de Thaciano, Rollheiser e Tiquinho. No Fluminense, Bernal substituiu Hércules.
Enquanto o Fluminense teve a bola, o camisa 10 foi o homem mais adiantado do time. Quando o Santos recuperava a posse, Ney passou a voltar para participar da construção.
Em poucos minutos, Neymar sofreu uma sequência de faltas. Por outro lado, recebeu o cartão amarelo após lance no qual acertou o rosto de Samuel Xavier com o braço.
Todos os lances passaram pelos pés de Neymar, que arriscou a primeira finalização aos 24, mas Fábio defendeu com tranquilidade.
Neymar, camisa 10 do Santos, encara a marcação do Fluminense no Maracanã
Jogada ensaiada do Tricolor
Com muitas paralisações, a partida seguiu sem emoções até os 25 minutos. Neste momento, Renato Gaúcho mexeu no Fluminense, acionando Paulo Henrique Ganso e Keno.
Aos 34, a falta na entrada da área do Peixe gerou grande expectativa. Ganso surpreendeu ao tocar para Renê. A bola passou na frente da meta de Brazão, mas ninguém a alcançou.
N
Apesar das várias mudanças de lado a lado, os ataques seguiram com dificuldades de criar. A partida encaminhava-se para o fim com o placar zerado, até a bola chegar a Samuel Xavier.
Aos 51 minutos, o lateral-direito recebeu na entrada da área, ajeitou o corpo e soltou uma bomba: golaço e vitória do Fluminense no Maracanã! A bola desviou em Zé Ivaldo antes de entrar.
Fluminense 1x0 Santos
Fluminense
Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Freytes e Renê; Hércules (Bernal), Martinelli (Thiago Santos) e Lima (Keno); Canobbio (Ganso), Jhon Arias e Cano (Everaldo). Técnico: Renato Gaúcho.
Santos
Gabriel Brazão, Léo Godoy, Gil, Zé Ivaldo e Escobar; Diego Pituca (Bontempo), João Schimidt e Rollheiser (Soteldo e, depois, Gabriel Verón); Thaciano (Thaciano), Guilherme e Tiquinho Soares (Deivid Washington). Técnico: Pedro Caixinha.
- Gols: Samuel Xavier (51'/2ºT), do Fluminense
- Cartão amarelo: Cano (FLU); Zé Ivaldo, Neymar e Léo Godoy (SAN)
- Cartão vermelho: Não houve.
- Renda e público: R$ 2.031.750,00 / 43.291 pagantes / 46.172 presentes
- Motivo: 3ª rodada da Série A do Brasileiro
- Local: Maracanã, Rio de Janeiro
- Data e hora: 13 de abril de 2025, às 19h30 (de Brasília)
- Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
- Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
- Arbitro de vídeo: Rafael Traci (SC)