O Botafogo fez o “dever de casa” e venceu pela primeira vez sob comando de Renato Paiva. Neste sábado (5), no Nilton Santos, o Glorioso bateu o Juventude por 2 a 0, com gols de Igor Jesus e Mateo Ponte. A partida foi válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Foi o terceiro jogo com Paiva, e o time já mostra a “cara” do treinador, com os laterais bastante ofensivos. Por outro lado, a defesa precisa de ajustes. O Juventude teve oportunidades claras, mas finalizou mal.
Com o resultado, o Botafogo aos quatro pontos na Série A. O Juventude permanece com três. Na próxima rodada, o Glorioso visita o Bragantino, enquanto o Papão recebe o Ceará.
Agora é pela Libertadores
Foi a primeira vitória em três jogos sob comando de Renato Paiva. Agora, o Botafogo busca recuperar-se na Libertadores após a estreia com derrota para a Universidad de Chile.
Na terça (8), o Glorioso recebe o Carabobo, da Venezuela, no Estádio Nilton Santos, pela segunda rodada do Grupo A.
Primeiro tempo de poucas chances
O jogo começou conforme esperado: o Botafogo com a bola e o Juventude postado para contra-atacar. E as primeiras chances foram do time visitante, que finalizou mal com Taliari, aos seis.
Igor Jesus desencanta!
Poucos jogadores foram tão impactados pelo início ruim de 2025 do Botafogo como Igor Jesus. Com um gol no ano e sem marcar há nove partidas, o camisa 99 desencantou.
Aos 23 minutos, Artur e Marlon Freitas trocaram passes até o camisa 7 cruzar na medida para o centroavante. A cabeçada foi certeira, sem chances para Marcão: 1 a 0!
A partida seguiu sem grandes emoções até os minutos finais da primeira etapa, quando Petterson e Savarino finalizaram mal as jogadas do Juventude e Botafogo, respectivamente.
Juventude perde chances
Na volta do intervalo, o cenário mudou. Com espaço no meio de campo, o time de Fábio Matias invadiu a área rival três vezes em cinco minutos. Mandaca e Batalla finalizaram mal.
Ponte entra e marca!
A resposta de Paiva foi colocar Ponte e Santi Rodríguez nos lugares de Vitinho e Patrick de Paula. A aposta do técnico, deixando o time ainda mais ofensivo, valeu a pena.
Aos 15, Ponte foi no fundo e cruzou na medida para Igor Jesus, que cabeceou para fora. No minuto seguinte, Cuiabano avançou do outro lado e cruzou forte.
Quem apareceu na área foi Ponte, que completou para o gol: 2 a 0 para o Botafogo. O protagonismo dos laterais, pisando na área rival, é um dos pedidos do treinador.
Jogo fica lá e cá
A partida ficou aberta. O Juventude quase descontou, aos 19, com Taliari acertando a trave de John. Pouco depois, foi a vez de Artur carimbar o travessão de Marcão.
Aos 25, Ponte apareceu mais uma vez no ataque e encontrou Igor Jesus na área. O camisa 99 girou e finalizou bem, mas o gol foi anulado por impedimento no início do lance.
A rede não voltou a balançar foi “incompetência” dos atacantes. Foram algumas oportunidades claras, mas as finalizações não foram certeiras. Pouco a lamentar por parte do Botafogo.
Botafogo 2x0 Juventude
Botafogo
John; Vitinho (Ponte), Jair, Barboza e Cuiabano (Alex Telles); Gregore (Newton), Marlon Freitas e Patrick de Paula (Santi Rodríguez); Artur, Savarino e Igor Jesus (Mastriani) - Técnico: Renato Paiva.
Juventude
Marcão; Ewerthon, Abner, Adriano Martins e Alan Ruschel; Daniel Giraldo (Nenê), Jadson, Mandaca e Emerson Batalla (Giovanny); Petterson (Garcez) e Gabriel Taliari (Babi)- Técnico: Fábio Matias.
- Gols: Igor Jesus (24'/1ºT), Ponte (16'/2ºT), do Botafogo
- Cartão amarelo: Barboza e Gregore (BOT); Emerson Batalla, Giraldo e Adriano Martins (JUV)
- Cartão vermelho: Não houve.
- Renda e público: Ainda não divulgado.
- Motivo: Jogo da segunda rodada do Brasileirão
- Data e hora: 5 de abril de 2025, às 21h (de Brasília)
- Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
- Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
- Assistentes: Neuza Inês Back (SP) e Bruno Cesar Chaves Vieira (PE)
- Árbitro de vídeo: Diego Pombo Lopez (BA)