Ouvindo...

Brasileirão 2025: saiba quantos clubes do torneio são patrocinados por bets

Empresas do ramo dominam acordos comerciais com clubes da elite

Taça do Campeonato Brasileiro

A disputa do Brasileirão começa neste sábado (29) e uma singularidade une todos os clubes da elite do futebol nacional. Os 20 clubes que participarão da disputa, que terminará no dia 21 de dezembro, possuem acordo de patrocínio com casas de apostas.

No total, 18 dos 20 clubes estampam as marcas no espaço principal da camisa. Apesar de não terem como marcas principais, Mirassol (7K Bet) e Bragantino (Betfast) também possuem acordos comerciais com casas de apostas.

O número é um crescimento em relação ao ano passado. Na disputa de 2024, 15 dos 20 clubes possuíam acordo com casas de apostas.

Presentes na CBF

O apoio das bets coincide com o aumento da presença das empresas no mercado brasileiro. Muitas marcas pagam valor recorde dos respectivos clubes para estar no espaço “mais nobre” da camisa dos times da elite nacional.

E não é só nos clubes que as empresas do ramo marcam presença. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também tem acordo com duas casas de aposta: Betano e Superbet apoiam a Confederação. A Betano, inclusive, tem os naming rights do Brasileirão.

Como é na Europa?

Uma das competições mais midiáticas da atualidade, a Premier League tem 11 clubes com patrocínio máster de casas de aposta. Os outros nove competidores também têm acordo, mas em outros espaços comerciais.

A partir da temporada 2026/2027 ficará proibido o patrocínio máster por bets. As empresas poderão explorar outros espaços comerciais como mangas de camisa, painéis e placas publicitárias.

A Bundesliga, da Alemanha, tem dois clubes com patrocínios na camisa (Stuttgart e Holstein Kiel) e um clube sem ligação com as empresas (Wolfsburg). O Campeonato Italiano tem 17 clubes com contrato em vigor com casas de aposta, sendo a Internazionale a única com empresa no espaço máster. Roma, Monza e Venezia não possuem acordos com bets.

A França permite que empresas apareçam nas camisas, shorts e placas publicitárias de estádio. Dos 18 clubes, 12 têm acordo comercial.

A Espanha proíbe contratos de publicidade em uniformes, nome de estádios e competições. No entanto, nove clubes têm acordos comerciais para exploração da marca: Barcelona, Real Madrid, Atlético de Madrid, Girona, Celta de Vigo, Betis, Mallorca, Sevilla e Las Palmas.

Leia também

Veja lista de patrocinadores dos clubes do Brasileirão

  1. Atlético - H2Bet
  2. Bahia - Viva Sorte.bet
  3. Botafogo - Vbet
  4. Ceará - Esportes da Sorte
  5. Corinthians - Esportes da Sorte
  6. Cruzeiro - Betfair
  7. Flamengo - Pix Bet
  8. Fluminense - Superbet
  9. Fortaleza - Cassino Bet
  10. Grêmio - Alfa.bet
  11. Internacional - Alfa.bet
  12. Juventude - Stake
  13. Mirassol - Guaraná Poty
  14. Palmeiras - Sporting Bet
  15. RB Bragantino - Red Bull
  16. Santos - Blaze
  17. São Paulo - Superbet
  18. Sport - Bet Nacional
  19. Vasco - Betfair
  20. Vitória - 7KBet
Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.