Ouvindo...

Sem torcida, Cruzeiro e Palmeiras fazem jogo decisivo por Libertadores e pelo título

Cruzeiro recebe o Palmeiras nesta quarta-feira (4), às 21h30, no Mineirão, com portões fechados, após determinação da CBF

Atacante Lautaro Díaz substituirá Kaio jorge no ataque do Cruzeiro

Com portões fechados, Cruzeiro e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira (4), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo coloca frente a frente os mineiros, ainda com o sonho da Copa Libertadores, e os paulistas, que seguem na briga por mais um título nacional.

Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro tem 32,6% de chances de se classificar à Copa Libertadores de 2025. O time ocupa a nona posição na tabela, com 49 pontos, fora do grupo que garante a vaga.

Ainda de acordo com a UFMG, o Palmeiras tem 21,9% de chances de título. O Alviverde ocupa a segunda colocação, com 70 pontos, três a menos do que o líder Botafogo.

Agora, o Palmeiras não depende só de si para ser campeão. Para voltar à liderança, o Verdão precisa vencer o Cruzeiro e torcer por um tropeço do Alvinegro contra o Internacional, nesta quarta-feira (4), no Beira-Rio, em Porto Alegre.

Jogo com portões fechados

A partida entre Cruzeiro e Palmeiras, antes mesmo do apito inicial, gerou uma enorme polêmica no que diz respeito à presença da torcida. Por determinação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o duelo ocorrerá de portões fechados.

A CBF tomou a decisão de realizar o jogo sem torcida após uma recomendação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O órgão solicitou que o jogo no Gigante da Pampulha tivesse torcida única.

Como o duelo entre as equipes no primeiro turno do Brasileirão contou com torcedores do Cruzeiro no Allianz Parque, a entidade máxima do futebol entendeu que uma segunda partida sem palmeirenses poderia ferir o princípio da isonomia.

Cruzeiro

O técnico Fernando Diniz terá que alterar o time titular do Cruzeiro na partida contra o Palmeiras. O treinador fará pelo menos duas mudanças no meio-campo para o compromisso contra o vice-líder do Brasileirão.

As baixas são dois argentinos: Lucas Romero, volante, e Álvaro Barreal, atacante. Ambos foram suspensos de forma automática por conta de três amarelos seguidos no Brasileirão.

A dupla foi amarelada no empate em 1 a 1 com o RB Bragantino. Os times se enfrentaram no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 36ª rodada.

Outros desfalques

O Cruzeiro sofreu com desfalques por questões médicas contra o Bragantino. O clube informou antes do empate com o Massa Bruta que o volante Walace e o atacante Gabriel Veron, este titular, ficaram de fora por desconforto muscular. Ambos ainda são dúvidas para o duelo desta quarta.

Quanto às baixas já conhecidas, o atacante Kaio Jorge sofreu lesão muscular na coxa direita. Já o volante Matheus Henrique se recupera de fratura na oitava costela. Ambos são tidos como titulares.

Já o atacante Rafa Silva é baixa por lesão muscular. O centroavante argentino Juan Ignacio Dinenno se recupera, desde agosto, de ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito.

Palmeiras

O técnico Abel Ferreira tem dúvidas para definir a escalação do Palmeiras. Com desempenho abaixo e criticado pela torcida no Allianz Parque, Felipe Anderson seguiu como titular até a partida contra o Botafogo, quando foi substituído no intervalo. Flaco López entrou na vaga do meia-atacante.

Contudo, Dudu é quem tem disputa direta com Felipe Anderson pelo lado esquerdo do campo.

Flaco López concorre diretamente com Rony por uma vaga no time titular. O camisa 10 foi titular nos últimos três jogos, mas não anotou gols e tem sofrido contestações de torcedores nas redes sociais.

López é o artilheiro do Palmeiras em 2024 — porém, também é criticado, especialmente pelos gols perdidos em partidas consideradas decisivas.

O lateral-direito Marcos Rocha (expulso) e o zagueiro Gustavo Gómez (terceiro cartão amarelo) estão suspensos após serem advertidos na derrota para o Botafogo. Mayke e Murilo, respectivamente, devem ser os substitutos.

Weverton, Murilo, Vitor Reis, Fabinho, Mauricio e Flaco López estão pendurados.

Cruzeiro x Palmeiras

Cruzeiro

Cássio; William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Walace (Ramiro), Lucas Silva, Matheus Pereira e Mateus Vital; Lautaro Díaz e Gabriel Veron (Kaique Kenji ou Tevis). Técnico: Fernando Diniz.

Palmeiras

Weverton; Mayke, Vitor Reis, Murilo e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga; Estêvão, Flaco López (Rony) e Felipe Anderson (Dudu). Técnico: Abel Ferreira

  • Motivo: 37ª rodada do Campeonato Brasileiro
  • Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
  • Data e horário: 4 de dezembro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
  • Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/RS)
  • Auxiliares: Rafael da Silva Alves (FIFA/RS) e Eduardo Goncalves da Cruz (MASTER/MS)
  • VAR: Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA)
  • Transmissão: TV Globo e Premiere; A Itatiaia também transmite o duelo pelo 610 AM e 95.7 FM (para Belo Horizonte e Região) e pelos canais no YouTube (@itatiaiaoficial e @itatiaiaesporte)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.
Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.